Lição 012.21 – Chamados e escolhidos

Semana 29.03 a 03.04 de 2021.

 

Porque muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.” (Mateus 22:14) (Sugiro a leitura do verso 1 ao verso 14 para melhor entendimento)

 

Para que possamos ter um entendimento completo dessa lição, quero lhe apresentar o contexto dessa parábola. Ela faz parte de um conjunto de três parábolas que Jesus contou em mais um momento em que era questionado por autoridades religiosas judaicas. Nesse embate então, que começa no capítulo 21, após dois acontecimentos importantíssimos, a entrada triunfal e a purificação do Templo, Jesus, como já dito, usou três parábolas para contrapor os religiosos que o combatiam: a parábola dos dois filhos; a parábola dos lavradores maus e a parábola das bodas (a que vamos estudar).

 

Jesus os combate com o ensino de que o Reino de Deus foi rejeitado pelos herdeiros, portanto, o Reino, agora, estava sendo apresentado e oferecido a outros. Nos versos de 1 a 6 lemos que o rei do reino apresentado por Jesus, convidou a muitos para a festa de casamento de seu filho, todavia esse convite fora rejeitado. Mesmo assim esse rei insistiu no convite e os chamou novamente, mas o convite foi rejeitado de novo, sendo que dessa vez até os servos que levavam os convites foram mortos.

 

No versículo 7 e 8 vemos o juízo desse rei sobre os primeiros convidados, foram destruídos por terem rejeitado um convite para o casamento do filho do rei.

 

Então, já que os primeiros convidados não aceitaram o convite, o rei mandou que seus servos convidassem a todos que estivessem na rua, tanto os bons, como os maus, e por fim vimos que um dos convidados não estava trajado com as vestes adequadas, e foi expulso da festa.

 

O que podemos aprender com essa parábola é que Jesus veio primeiramente para seu povo, os judeus, mas eles O rejeitaram, fizeram pouco caso de sua autoridade, ignoraram o convite, menosprezaram o Filho do Rei e ainda espancaram e mataram os servos que o rei havia mandado para lhes convidar ao Reino dos Céus. Então o convite foi estendido a todas as pessoas, boas e más, sem distinção. Isso trás a ideia de transcender os limites, e essa é a missão da igreja.

 

Hoje, você que está nessa célula pode se considerar um privilegiado, pois você está recebendo o convite mais importante da sua vida. Muitos receberam esse convite antes de você, muitos já aceitaram esse convite, porém muitos, infelizmente, o rejeitaram.

 

Mas que convite é esse? O de ser convidado para as bodas do Filho do Rei, as bodas do Cordeiro, o casamento de Jesus com a sua Noiva, a Igreja. Só pode fazer parte desse casamento quem for convidado e aceitar o convite de casamento.

 

Por fim, o fato de receber o convite e comparecer, não significa que a pessoa esteja inclusa no Reino de Deus. Os convidados que realmente entram no Reino e participam das bodas possuem vestes adequadas. As vestes referidas nessa passagem foram fornecidas pelo anfitrião, no caso o Rei. Não podemos entrar vestidos de qualquer jeito nessa festa. Não somos nós que confeccionamos a nossa própria roupa, por mais bonita que ela pareça ser, mas o Rei que as confecciona.

 

Aquele homem do verso 11 é um exemplo daqueles que tentam buscar a justificação por meio das obras, por meio do mérito próprio. Essas pessoas aceitam o convite, comparecem as bodas, passam despercebidas no meio dos convidados, mas não resistem ao olhar do Rei.

 

Porém, aqueles que reconhecem que não são dignos e sabem que só merecem a condenação eterna, alcançam a misericórdia de Deus. Estes se assentam à mesa do banquete do Rei.

Apelo

 

Deus lhe abençoe

Pr. Kleber R. Jacinto

 

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html

1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.

2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 

3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

 

AVISOS:

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão – conecte-se.

Quintas 20h e Domingos 18h cultos on-line em:

FB: Igreja Aguas Mooca 

Youtube: aguasmoocatv

Nenhum comentário:

Postar um comentário