Lição – 040/2020 – A Morte de Jesus

Semana de 09 a 14 de novembro de 2020

 

Então Jesus clamou em alta voz: - Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isso, expirou” (morreu). Lucas 23:46 (sugiro a leitura dos versículos 32 ao 47 para melhor entendimento)

 

Lucas capitulo 23, nos relata o pior momento da vida de Jesus na Terra, sua crucificação, e mesmo nessa hora, Ele nos deixou ensinamentos importantes, que como cristãos, precisamos observá-los, então vamos estudar as atitudes e palavras do nosso Salvador na cruz.

 

Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” Lc 23:34 – A resposta dada por Jesus impressiona até os dias de hoje, ao reagir com graça e misericórdia em relação aos seus algozes. Jesus mostra que o perdão liberado na cruz é para todos. 

 

O que Jesus estava colocando em prática, no momento mais humilhante e doloroso de sua vida, foi o que Ele próprio ensinou aos seus discípulos em Mateus 5:38-48 (faça a leitura).

 

Salvou os outros. Que salve a si mesmo, se é, de fato, o Cristo de Deus, o escolhido.” Lc 23:35 – E se Jesus tivesse descido daquela cruz, o que teria acontecido? Qual atitude mais comprova a divindade de Yeshua, descer da cruz ou morrer na cruz?

Desde que começou o seu ministério, desde a tentação que sofreu no deserto, Jesus foi desafiado a usar o seu poder de Deus em benefício próprio, porém em todas as vezes que isso aconteceu, Jesus recusou a fazê-lo. Infelizmente nos dias de hoje estamos acostumados a ver pessoas que detém algum nível de autoridade, usando-a em benefício próprio, seja para obter pequenos favores e desfrutar de privilégios (a famosa carteirada), ou seja para locupletar-se ilicitamente. Isso é uma atitude corrupta que Jesus recusou veementemente a adota-la. (Filipenses 2:3-11– leia).

 

E acrescentou; Jesus, lembra-te de mim quando você vier no seu Reino.” Lc 23:42. Esse frase é muito famosa, e foi dita por um dos ladrões que foram crucificados juntamente com Jesus. Essa frase dita pelo criminoso demonstra duas coisas RECONHECIMENTO sobre a pessoa de Jesus, ou seja que ele reconhecia a divindade de Jesus; e também a DEPENDÊNCIA de Jesus, ou seja, que sozinho não seria capaz de nada, mas que somente Cristo poderia garantir sua entrada na eternidade. Ap. Paulo afirma claramente em Romanos 10:9 “Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo.”

 

E o véu do santuário se rasgou pelo meio.” Lc 23:45. Esse véu era utilizado para separar o local da presença de Deus. Esse local podia ser acessado uma vez por ano e somente pelo Sumo Sacerdote, depois um ritual de purificação, para pedir perdão pelos pecados do povo. Ainda assim, ele entrava com uma corda amarrada no pé, para que caso entrasse em pecado diante da presença de Deus, poderia morrer, então corpo seria puxado para fora. Com a morte de Jesus, isso mudou, pois Ele recebeu sobre si a condenação dos nossos pecados, por seu sangue precioso somos purificados e santificados. Somente através de Cristo podemos entrar na presença de Deus livres de qualquer acusação e pecado. O véu foi rasgado, porque não é mais útil. O templo não é mais o lugar sagrado, mas um local muito útil e preparado para cultuarmos a Deus, que agora através do Espírito Santo passa habitar em nós, e nos tornamos templo do Espirito Santo.

 

Hoje você tem a oportunidade de crer em seu coração que Jesus ressuscitou dos mortes, e confessar com sua boca que Ele é o Senhor da sua vida para que seja salvo, e ainda tornar-se um templo, habitação de Deus, que não foi construído por mãos humanas, mas pelo próprio Morador. Ore agora recebendo Jesus na sua vida.

Deus lhe abençoe.

 

Pr. Kleber R. Jacinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário