Lição 009.20 – Tudo Posso.

Semana 16 a 21 de março de 2020.

Digo isto, não porque esteja necessitado, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Sei o que é passar necessidade e sei também o que é ter em abundância; aprendi o segredo de toda e qualquer circunstância, tanto de estar alimentado como de ter fome, tanto de ter em abundância como de passar necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece (Filipenses 4:11 a 13).
      
Nas últimas células aprendemos que, se quisermos viver uma vida abundante, com acesso a tudo aquilo que Deus planejou de melhor para nós, teremos que decidir confiar Nele, mesmo diante de desafios e circunstâncias difíceis, e mesmo que nada faça sentido.

No versículo que lemos o Ap Paulo fala sobre as dificuldades financeiras que estava passando e de como aprendeu a viver bem em toda e qualquer circunstância. Essa afirmação é muito ampla, e pode ser usada em todo o contexto da obra de Deus e de nossa vida, pois também passamos por dificuldades e lutas, e por isso precisamos aprender com ele, como viver na força Daquele que tudo pode e que quer nos dar forças para vencer.

“Tudo posso” nos fala a respeito de algumas verdades importantes:

Todos enfrentam problemas e dificuldades que parecem insuperáveis.

Era assim que o exército de Israel via a luta do pequeno Davi com o gigante Golias. Muitas vezes nos deparamos com situações que nos sentimos “Davi” diante de “Golias”. Paulo está ensinando que, como Davi, sabemos que não podemos vencer as adversidades na nossa própria força. Mas também está afirmando que podemos vencer através daquele que nos fortalece com Sua presença e Seu poder sobrenatural. “Tudo posso” nos fala que, aparentemente, podemos não ter muitos recursos (dinheiro, posição, influência, beleza, etc...), mas se temos a Deus, e se nos relacionamos com Ele, com base na fé e confiança de que Ele pode todas as coisas, então também poderemos alcançar vitórias, que seriam impossíveis, se escolhêssemos enfrentar tudo sozinhos.

Deus é o Deus de toda a graça.

Muitos não conhecem a Deus na prática e por isso ainda não descobriram o quanto Ele é bom. Paulo estava dizendo que, diante de sua necessidade financeira, ele não tinha o que fazer, mas Deus é tão bom, que faria por ele, independente de seu merecimento. Isso é graça; é favor imerecido. Paulo andava com Deus e tinha profundas experiências com Ele, e já tinha ouvido diretamente de Deus: “você não pode mesmo, mas a minha graça é suficiente para você” (2Coríntios 12.9 e 10).

Se tudo posso, não posso aceitar a mediocridade.

Nosso padrão não é o colega ao nosso lado, a igreja ao lado ou o líder ao lado. O nosso padrão é Jesus. Nosso alvo são as promessas de Deus que irão se cumprir em nossa vida. Não temos que olhar para o lado, mas para o padrão do Senhor. Como vimos na semana passada, Deus se agradou e abençoou a vida de Jabez porque ele tinha uma grande ambição e não se acomodou e nem aceitou que suas dificuldades o limitassem. Temos que saber que se optarmos por viver uma vida pequena, não abriremos espaço para um Grande Deus em nossa história.

“Tudo posso” fala de uma obra que está além das nossas forças.

Paulo está afirmando que se Deus é quem nos fortalece, com a Sua força ilimitada, então podemos ir e fazer muito além do que damos conta por nós mesmos, e muito além da nossa própria força. Por isso, se andamos com Deus, então podemos e devemos tentar algo que nos force a ir para fora de nossa área de segurança. Se Deus lhe mandar fazer algo, faça, mesmo que, à princípio, você não acredite e duvide, como Sara fez ao ouvir sobre ser mãe na velhice. Mas saiba que se Deus mandou, Ele fará. A genuína obra de Deus é feita por Deus e na força que Ele dá. Paulo mesmo escreveu a Timóteo: “Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus” (2Timóteo 2:1).

Deus lhe abençoe
Pr. Kleber R. Jacinto.
Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário