Lição 008.20 – Deseje uma vida abundante

Havia um homem chamado Jabez, mais respeitado que qualquer um de seus irmãos. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, porque disse: “Eu o dei à luz com muita dor”, Jabez orou ao Deus de Israel; “Ah, como seria bom se me abençoasses e expandisses meu território! Sê comigo em tudo que eu fizer e guarda-me de todo mal e aflição!” E Deus atendeu o seu pedido. (1 Cronicas 4:9-10)

            Na semana passada, nossa célula teve como tema “O que você quer que eu lhe faça?” e o versículo base era sobre um encontro entre Jesus e dois cegos, onde o Senhor faz essa pergunta para eles. Vimos também que precisamos saber o que queremos, pois não recebemos porque não sabemos o que pedir, pedimos errado (Tiago 4:3).
            
Hoje vamos conhecer Jabez, um nome que foi mencionado entre tantos outros nomes, mas ele tinha uma diferença entre os demais, e provavelmente por isso que seu nome consta como um dos descendentes de Judá de uma forma diferenciada. E nesse curto texto podemos encontrar 3 características de Jabez:

1 – Jabez tinha um sonho
            Ele tinha um sonho e queria desenvolver-se e crescer. Muitas pessoas não têm um grande sonho e nunca traçam grandes planos para sua vida, e pensamos tratar-se de pessoas humildes. Mas devemos ter muito cuidado para não confundir humildade com medo, para não confundir contentamento com preguiça e, principalmente, para não confundir pensamentos limitados e falta de ambição com espiritualidade. A curta menção a Jabez revela que Deus se agradou de sua ambição e de sua oração, e por ter expressado seus sonhos em forma de oração diante de Deus. Jabez reconhecia suas limitações, mas também confiava no poder e na disposição de Deus em abençoar aqueles que sonham grandes sonhos de Deus

2 – Jabez queria crescer na fé
            Ele orou a Deus especificamente: “Deus, abençoa-me e aumenta as minhas terras”. A passagem não menciona que ele tivesse alguma habilidade especial. Mas mesmo sendo uma pessoa comum, ele creu que Deus o ajudaria em suas metas e planos. Se observarmos com cuidado, veremos que o nome Jabez significa, literalmente, doloroso. Pelo nome que sua mãe lhe deu, uma pequena frase que significa “com muitas dores o dei à luz”, sabemos que seu nascimento não foi nada fácil. Já imaginou você sendo chamado de doloroso? Talvez sua mãe passasse por dificuldades quando ele nasceu, talvez ele teria nascido com debilidades e limitações. Mas mesmo assim, ele creu em Deus. Preferiu sonhar grande e pedir grandes coisas a Deus do que ficar limitado por problemas ou circunstâncias. Qual é a sua debilidade? É física, espiritual, financeira, matrimonial? Devemos sempre lembrar daquilo que Jesus ensinou àquele pai que o procurou pedindo pela cura de seu filho: “Se podes?”, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” (Marcos 9:23

3 – Ele tinha uma vida de oração
            Ele orou pedindo a presença de Deus na sua vida. Ele orou pedindo que Deus protegesse sua vida. Jabez orava e, por isso, experimentou pleno acesso a uma vida abundante. 
            Deus quer ser seu Jeovah Jireh(Provedor) por toda a sua vida. Ele quer que aqueles que creem nEle desejem uma vida abundante, como dito por Jesus em João 10.10b: “Eu vim para que tenham vida, a tenham plenamente.” E para isso, Ele o convida a confiar sua vida, seus sonhos e seu futuro nas mãos dele. Não importa o que aconteceu na sua vida, e nem como chegou até aqui, Ele quer abençoá-lo como fez com Jabez. 

Deus lhe abençoe
Pr. Kleber R. Jacinto.
Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário