Lição 011.20 – Aproveite as oportunidades.

Semana 30 de março a 04 de abril de 2020.

Naquele dia teve inicio uma grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e da Samaria....Enquanto isso, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.” (Atos 8:1 e 4)
            
Essa foi a primeira grande perseguição que a igreja de Cristo passou, e partir daí, a história nos conta que foram outras tantas perseguições severas que a noiva de Cristo foi submetida.
            
Naquele tempo, Jesus já havia sido crucificado, já havia ressuscitado, o Espírito Santo já havia sido derramado sobre os discípulos, o que fez com que todos, cheios de Deus, pregassem as boas novas onde quer que eles iam. O autor de Atos nos conta no capítulo 5 a partir do verso 12 ao 16, que muitos milagres, sinais, prodígios e maravilhas aconteciam através dos apóstolos.

Porém os primeiros cristãos, estavam todos ainda em Jerusalém, e essa perseguição fez com que todos saíssem de Jerusalém, onde estavam proibidos de falar do nome de Jesus, e começassem a levar o evangelho para Judeia, Samaria, até os confins da Terra, conforme determinou Jesus. Cada um dos discípulos que saiu de Jerusalém por causa da perseguição a que eram impostos, não se intimidaram com as ameaças de morte, e começaram a cumprir o ide de Jesus, fazendo discípulos e operando milagres onde quer que passavam. Marcos 16:15-18 (leia).

Os tempos são diferentes, os motivos também, mas o inimigo e o objetivo são os mesmos, impedir que o nome de Jesus, e seu evangelho seja propagado. Graças a Deus que vivemos em um país livre, e graças a Deus que possuímos internet, pois através dela podemos chegar cada vez mais longe. A transmissão online do nosso culto, está sendo assistido em Belém-PA. Glórias a Deus e cada vez mais pessoas tem ouvido a Palavra de Deus nesse tempo de aflições, pois muitos servos, tem usado dessa ferramenta para propagar o evangelho.

Diante do perigo e das ameaças de morte, a Igreja Primitiva não se intimidou e usou todos os recursos que dispunham para pregar a Palavra de Deus. 
Da mesma forma nós hoje, precisamos fazer o mesmo.
            
Todavia o fundamental não pode faltar, o Espírito Santo. Como já vimos, Deus operava muitos sinais, prodígios e maravilhas no meio do povo, isso porque estavam cheios do Espírito Santo, cheios do fogo de Deus e de fé.
            O mesmo Espírito continua atuando, o mesmo Deus continua agindo para que seus planos se cumpram na nossa vida e na vida daqueles que ainda não O conhecem. Então aproveite esse tempo em que Deus nos colocou para ficarmos em casa, para busca-Lo e ser cheio do Espírito Santo. Assim como os primeiros cristãos, aproveite todas as oportunidades e fale do amor de Deus, não se assuste, não tenha medo e fale de Jesus. Dessa forma a cura, a libertação, e a salvação chegará onde ela precisa chegar, através da sua vida.

Deus lhe abençoe
Pr. Kleber R. Jacinto.
Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão – conecte-se.


Lição 010.20 – A importância da oração.

Semana 23 a 28 de março de 2020.

“Quando Daniel soube que o documento tinha sido assinado, voltou para casa. Em seu quarto, no andar de cima, as janelas abriam para o lado de Jerusalém. Três vezes por dia, ele punha de joelhos, orava e dava graças diante do seu Deus como era o seu costume.” (Daniel 6:10)

Nesses dias estamos vivendo algo muito diferente, creio que ninguém no planeta viveu algo parecido com o que estamos passando, sendo obrigados a ficar reclusos em nossas casas para não adoecermos, e principalmente não sermos vetores de transmissão dessa doença. Diante desse cenário, temos visto de tudo: pessoas em pânico, pessoas se cuidando da forma correta, e pessoas que não estão nem aí para o que está acontecendo. Porém o que tenho percebido é que esse perigo real que se instalou no mundo fez com que pessoas buscassem a Deus em oração.
            
Daniel foi um profeta, hoje em dia classificado como “Profeta Maior” que  teve um papel importantíssimo, na Babilônia, pois Deus o usou para proteger o povo de Judá, mesmo quando viviam como cativos em um país estrangeiro.
            
Daniel era um servo do Deus Altíssimo, dedicado, consagrado e compromissado com o Senhor, e isso fazia com que ele se destacasse dentre os seus compatriotas. Desde sua chegada à Babilônia impressionou ao rei Nabucodonosor e a todos, pela sua inteligência, e por sua sabedoria, pela forma como se posicionava diante das situações, e como resolvia os problemas que apareciam a sua frente. E o segredo está no versículo acima, Daniel tinha uma vida dedicada a oração.

Esse capítulo conta quando um decreto foi assinado para que Daniel fosse morto pelo rei, justamente porque se destacava em tudo o que fazia, e porque ser um servo do Deus vivo. Daniel, assim como nós, de uma hora para outra, se viu diante de um perigo real de morte, e qual foi sua saída, A ORAÇÃO. Se não prestarmos atenção no versículo podemos entender que diante de uma ameaça de morte iminente, Daniel orou por três vezes, mas o final do versículo nos mostra que a oração era o estilo de vida de Daniel, “...como era de seu costume.”

O que fez a diferença na vida de Daniel, não foi orar três vezes em um dia virado para Jerusalém (porque as janelas do seu quarto estavam voltadas para lá), mas ter o costume de orar, todos os dias, três vezes ao dia (com o adicional dado por Deus), olhando na direção de  Jerusalém.

Hoje em dia esse princípio não mudou, o que vai fazer a diferença na sua vida, na minha vida é a ORAÇÃO. Não importa se quando for orar você vai estar olhando na direção de Jerusalém, da Mooca, de Santo Amaro, ou seja lá para onde for, pois como Jesus nos ensinou em João 4, não importa o lugar da adoração, o que importa é que seja em espírito e em verdade.

O importante não é a quantidade de vezes que você ora ao Senhor, Daniel estabeleceu que oraria três vezes por dia, e assim o fazia. Tem pessoas que oram uma vez ao dia, quando acordam, ou antes de dormir, outros oram logo pela manhã, e a noite antes de se deitar. Ainda tem as orações feitas antes das refeições. Mas o que precisamos fazer é o que chamo de “desafio da oração” feito pelo Apóstolo Paulo em I Tessalonicenses 5:17 “Orem sem cessar”, o dia todo, o tempo inteiro conversando com o Pai na sua presença, buscando, auxilio, sabedoria, livramento, santidade, e etc.

Lembrando sempre que “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” Tiago 5:16b. Assim quando o perigo bater a nossa porta, não ficaremos como “baratas tontas”, correndo de um lado para o outro sem saber o que fazer, mas continuaremos buscando e confiando em tudo o que Deus irá fazer.


Deus lhe abençoe
Pr. Kleber R. Jacinto.
Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.


Lição 009.20 – Tudo Posso.

Semana 16 a 21 de março de 2020.

Digo isto, não porque esteja necessitado, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Sei o que é passar necessidade e sei também o que é ter em abundância; aprendi o segredo de toda e qualquer circunstância, tanto de estar alimentado como de ter fome, tanto de ter em abundância como de passar necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece (Filipenses 4:11 a 13).
      
Nas últimas células aprendemos que, se quisermos viver uma vida abundante, com acesso a tudo aquilo que Deus planejou de melhor para nós, teremos que decidir confiar Nele, mesmo diante de desafios e circunstâncias difíceis, e mesmo que nada faça sentido.

No versículo que lemos o Ap Paulo fala sobre as dificuldades financeiras que estava passando e de como aprendeu a viver bem em toda e qualquer circunstância. Essa afirmação é muito ampla, e pode ser usada em todo o contexto da obra de Deus e de nossa vida, pois também passamos por dificuldades e lutas, e por isso precisamos aprender com ele, como viver na força Daquele que tudo pode e que quer nos dar forças para vencer.

“Tudo posso” nos fala a respeito de algumas verdades importantes:

Todos enfrentam problemas e dificuldades que parecem insuperáveis.

Era assim que o exército de Israel via a luta do pequeno Davi com o gigante Golias. Muitas vezes nos deparamos com situações que nos sentimos “Davi” diante de “Golias”. Paulo está ensinando que, como Davi, sabemos que não podemos vencer as adversidades na nossa própria força. Mas também está afirmando que podemos vencer através daquele que nos fortalece com Sua presença e Seu poder sobrenatural. “Tudo posso” nos fala que, aparentemente, podemos não ter muitos recursos (dinheiro, posição, influência, beleza, etc...), mas se temos a Deus, e se nos relacionamos com Ele, com base na fé e confiança de que Ele pode todas as coisas, então também poderemos alcançar vitórias, que seriam impossíveis, se escolhêssemos enfrentar tudo sozinhos.

Deus é o Deus de toda a graça.

Muitos não conhecem a Deus na prática e por isso ainda não descobriram o quanto Ele é bom. Paulo estava dizendo que, diante de sua necessidade financeira, ele não tinha o que fazer, mas Deus é tão bom, que faria por ele, independente de seu merecimento. Isso é graça; é favor imerecido. Paulo andava com Deus e tinha profundas experiências com Ele, e já tinha ouvido diretamente de Deus: “você não pode mesmo, mas a minha graça é suficiente para você” (2Coríntios 12.9 e 10).

Se tudo posso, não posso aceitar a mediocridade.

Nosso padrão não é o colega ao nosso lado, a igreja ao lado ou o líder ao lado. O nosso padrão é Jesus. Nosso alvo são as promessas de Deus que irão se cumprir em nossa vida. Não temos que olhar para o lado, mas para o padrão do Senhor. Como vimos na semana passada, Deus se agradou e abençoou a vida de Jabez porque ele tinha uma grande ambição e não se acomodou e nem aceitou que suas dificuldades o limitassem. Temos que saber que se optarmos por viver uma vida pequena, não abriremos espaço para um Grande Deus em nossa história.

“Tudo posso” fala de uma obra que está além das nossas forças.

Paulo está afirmando que se Deus é quem nos fortalece, com a Sua força ilimitada, então podemos ir e fazer muito além do que damos conta por nós mesmos, e muito além da nossa própria força. Por isso, se andamos com Deus, então podemos e devemos tentar algo que nos force a ir para fora de nossa área de segurança. Se Deus lhe mandar fazer algo, faça, mesmo que, à princípio, você não acredite e duvide, como Sara fez ao ouvir sobre ser mãe na velhice. Mas saiba que se Deus mandou, Ele fará. A genuína obra de Deus é feita por Deus e na força que Ele dá. Paulo mesmo escreveu a Timóteo: “Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus” (2Timóteo 2:1).

Deus lhe abençoe
Pr. Kleber R. Jacinto.
Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.


Lição 008.20 – Deseje uma vida abundante

Havia um homem chamado Jabez, mais respeitado que qualquer um de seus irmãos. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, porque disse: “Eu o dei à luz com muita dor”, Jabez orou ao Deus de Israel; “Ah, como seria bom se me abençoasses e expandisses meu território! Sê comigo em tudo que eu fizer e guarda-me de todo mal e aflição!” E Deus atendeu o seu pedido. (1 Cronicas 4:9-10)

            Na semana passada, nossa célula teve como tema “O que você quer que eu lhe faça?” e o versículo base era sobre um encontro entre Jesus e dois cegos, onde o Senhor faz essa pergunta para eles. Vimos também que precisamos saber o que queremos, pois não recebemos porque não sabemos o que pedir, pedimos errado (Tiago 4:3).
            
Hoje vamos conhecer Jabez, um nome que foi mencionado entre tantos outros nomes, mas ele tinha uma diferença entre os demais, e provavelmente por isso que seu nome consta como um dos descendentes de Judá de uma forma diferenciada. E nesse curto texto podemos encontrar 3 características de Jabez:

1 – Jabez tinha um sonho
            Ele tinha um sonho e queria desenvolver-se e crescer. Muitas pessoas não têm um grande sonho e nunca traçam grandes planos para sua vida, e pensamos tratar-se de pessoas humildes. Mas devemos ter muito cuidado para não confundir humildade com medo, para não confundir contentamento com preguiça e, principalmente, para não confundir pensamentos limitados e falta de ambição com espiritualidade. A curta menção a Jabez revela que Deus se agradou de sua ambição e de sua oração, e por ter expressado seus sonhos em forma de oração diante de Deus. Jabez reconhecia suas limitações, mas também confiava no poder e na disposição de Deus em abençoar aqueles que sonham grandes sonhos de Deus

2 – Jabez queria crescer na fé
            Ele orou a Deus especificamente: “Deus, abençoa-me e aumenta as minhas terras”. A passagem não menciona que ele tivesse alguma habilidade especial. Mas mesmo sendo uma pessoa comum, ele creu que Deus o ajudaria em suas metas e planos. Se observarmos com cuidado, veremos que o nome Jabez significa, literalmente, doloroso. Pelo nome que sua mãe lhe deu, uma pequena frase que significa “com muitas dores o dei à luz”, sabemos que seu nascimento não foi nada fácil. Já imaginou você sendo chamado de doloroso? Talvez sua mãe passasse por dificuldades quando ele nasceu, talvez ele teria nascido com debilidades e limitações. Mas mesmo assim, ele creu em Deus. Preferiu sonhar grande e pedir grandes coisas a Deus do que ficar limitado por problemas ou circunstâncias. Qual é a sua debilidade? É física, espiritual, financeira, matrimonial? Devemos sempre lembrar daquilo que Jesus ensinou àquele pai que o procurou pedindo pela cura de seu filho: “Se podes?”, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” (Marcos 9:23

3 – Ele tinha uma vida de oração
            Ele orou pedindo a presença de Deus na sua vida. Ele orou pedindo que Deus protegesse sua vida. Jabez orava e, por isso, experimentou pleno acesso a uma vida abundante. 
            Deus quer ser seu Jeovah Jireh(Provedor) por toda a sua vida. Ele quer que aqueles que creem nEle desejem uma vida abundante, como dito por Jesus em João 10.10b: “Eu vim para que tenham vida, a tenham plenamente.” E para isso, Ele o convida a confiar sua vida, seus sonhos e seu futuro nas mãos dele. Não importa o que aconteceu na sua vida, e nem como chegou até aqui, Ele quer abençoá-lo como fez com Jabez. 

Deus lhe abençoe
Pr. Kleber R. Jacinto.
Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.


Lição 007.20 – O que você quer que eu lhe faça?

“Ao saírem de Jericó, uma grande multidão seguiu a Jesus. Dois cegos estavam sentados à beira do caminho e, quando ouviram falar que Jesus estava passando, puseram-se a gritar: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! “A multidão os repreendeu para que ficassem quietos, mas eles gritavam ainda mais: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! “Jesus, parando, chamou-os e perguntou-lhes: “O que vocês querem que eu lhes faça? “Responderam eles: “Senhor, queremos que se abram os nossos olhos”. Jesus teve compaixão deles e tocou nos olhos deles. Imediatamente eles recuperaram a visão e o seguiram.” (Mateus 20:29-34)
Essa passagem tem algo intrigante. Por que Jesus perguntaria a dois cegos que gritam a ele pedindo por misericórdia, sobre o que eles queriam que Ele lhes fizesse? Não perece bem óbvio? Para ser bem sincero, a pergunta de Jesus soa bem estranha, meio ridícula. Parece lógico que dois cegos, ao pedirem que Jesus os ajude, querem ser curados. Ou será que alguém pensaria um dos cegos respondendo: “Ô Jesus, você bem que poderia me dar uma bengala, assim eu não tropeçaria mais”. Ou pedindo a Jesus que conseguisse um lugar para passarem a noite. Mas nunca subestime Jesus. Ninguém conhece o ser humano como Ele, nosso criador. Ele fez pergunta certa, porque queria que aqueles dois cegos e todos nós soubéssemos de duas verdades fundamentais no relacionamento com Deus: 
1.    Você nunca terá o que quer enquanto não souber o que quer.
Muitos não alcançam os seus sonhos porque, na verdade, não tem sonho algum. A Bíblia diz que muitos não tem por que não pedem (Tiago 4.2). E não pedem porque nunca pararam para refletir sobre o que querem de fato em sua vida. Aqueles cegos sabiam muito bem o que queriam e não tiveram a menor dúvida ao responderem à pergunta de Jesus. 
Outro ponto importante, é que precisamos querer o que Deus quer para receber o que Ele quer nos dar. Para isso parar para pensar e orar um pouco sobre alvos e metas para as várias áreas de nossas vidas. Se Jesus aparecesse pra você, talvez Ele faria a mesma pergunta: “O que você quer que eu lhe faça?” E você saberia responder? Já imaginou se a sua única resposta fosse: “Ah, qualquer bênção está boa!” Ou ainda: “Você é que sabe Jesus, faça o que você quiser”. Parece bem espiritual responder assim, mas não foi isso que aconteceu no episódio com os dois cegos. Jesus queria saber o que eles queriam que Ele lhes fizesse. Nunca se esqueça então: você nunca terá o que quer, se não souber o que quer. 
É por isso que acreditamos que Deus espera que, movidos por fé e confiança no Seu amor e no Seu propósito maravilhoso, que cada pessoa estabeleça alvos específicos para cada área de sua vida. E estes alvos devem se tornar o principal pedido de oração ao longo do ano. 
Você não imagina a diferença que faz termos pedidos específicos e bem determinados para apresentarmos diariamente a Deus em oração. Porque sonhos são a linguagem de fé que Deus espera de nós. E como ensina Provérbios 21.5: “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba em miséria”. 
2.    Se optarmos por viver uma vida pequena, não abriremos espaço para um Grande Deus. 
Ou seja, Deus espera que você peça grande. Isso mesmo. Jesus esperava que os cegos pedissem exatamente o que pediram. E eles pediram grande: “nós dois queremos ser curados”. E foi exatamente o que Jesus fez. Já imaginou que eles poderiam ter pedido outra coisa e assim perderiam a oportunidade da cura? Pois é exatamente isso o que acontece com muita gente. Muitos vão até Jesus em oração (isso quando são crentes que oram; porque muitos nem pedem) mas não pedem o que realmente precisam. Pedem menos. 
Pergunta: Qual você acredita ser a razão por que muitas pessoas não pensam grande e, por isso, não pedem grandes pedidos a Deus? Por que se contentam só com alguma benção menor? 
Podemos pensar em algumas razões: 
1. Ignorância: Não conhecem a Deus e não sabem que seu Reino é um reino de abundância. 
2. Incredulidade: Não creem que Deus seja mesmo capaz de fazer algo difícil ou aparentemente impossível. 
3. Querem proteger Jesus: Diante da multidão que estava vendo a conversa se desenrolar, talvez eles não quisessem expor Jesus a uma situação embaraçosa do tipo “Pedimos para ele nos curar e ele não pôde”. Não querem se arriscar ou arriscar a reputação de Jesus. Ainda não entenderam que Jesus não precisa de nossa ajuda; ele deseja a nossa fé. 
Deus quer ser seu Jeovah Jireh por toda a sua vida. Mas para isso Ele te convida a confiar sua vida, seus sonhos e seu futuro nas mãos dele. Você quer viver o melhor ano de sua vida? Quer ver revolucionado seu relacionamento com Deus? Então: 
• Estabeleça alvos e sonhos nas várias áreas da vida e ore sobre isso com regularidade e fidelidade. Assim você saberá o que quer de fato, pois nunca terá o que quer, se não souber o que quer. 
• Peça grande. Se optarmos por viver uma vida pequena, sem grandes alvos a conquistar, não abriremos espaço para um Grande Deus. 

Deus lhe abençoe
Pr. Kleber R. Jacinto.
Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.