Lição 047.18 – Guardando a fé

Semana de 17 a 22.12.2018

“Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé” (2Timóteo 4:7).

Esse texto é muito conhecido, pois é considerado um dos últimos que Ap. Paulo escreveu, e onde ele estaria se despedindo de seu discípulo Timóteo. Nesse versículo podemos entender que ele estava fazendo um balanço de sua jornada e diz que aquilo que era sua responsabilidade ele fez, que concluiu com êxito. Então é nossa responsabilidade guardar a nossa fé.

A Palavra de Deus diz que Jesus é o autor e consumador da nossa fé, aquele que começa e que conclui o processo fé. Mas temos como responsabilidade, logo de início, crer e cooperar com Ele, e no meio desse processo, precisamos guardar a fé e perseverar até o dia final de nossa vida, ou até quando Jesus voltar.

Guardar, no grego é “Tereo”, que significa atender cuidadosamente a tomar conta de, guardar, manter alguém no estado no qual está.

Essa tradução e significado ressalta a nossa responsabilidade em cuidar da nossa fé em Jesus, e isso é algo totalmente possível. Caso contrário o Ap. Paulo não teria falado isso. Não faria sentido ele enfatizar que guardou a fé. Isso quer dizer que é possível começar bem na fé e terminar bem na fé.

Paulo fala nas suas cartas que existem aquelas pessoas que naufragam na fé, ou seja: partem bem de um lugar, com destino certo, mas que no meio do caminho afundam, naufragam. Nesse caminho que percorremos até o nosso objetivo, nossa fé precisa crescer, ser alimentada, fortalecida. A fé envolve continuidade.

Guardar a fé é não comprometer ao final, o início que tivemos. Se Deus mandou é possível: “... agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante Ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, SE É QUE permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo me tornei ministro (Colossenses 1:22 e 23).

A responsabilidade de permanecer na fé é nossa e não de Deus. Ele apenas nos inspira a isso, para chegarmos ao fim da nossa vida, e alcançar aquilo que nos foi prometido: “... obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma” (1Pedro 1:9).

Para guardar a fé nós não podemos negá-la, e isso não significa apenas duvidar ou deixar de acreditar no que Jesus fez por nós, mas significa que devemos viver de acordo com o evangelho, com aquilo que nos foi ensinado: “... me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a BATALHARDES, diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Judas 3).

Precisamos batalhar para guardar a nossa fé, para que ela nunca nos seja retirada. Lá no versículo 24, da mesma carta de Judas, ele nos ensina: Ora Àquele que é Poderoso para vos guardar de tropeços...”, lembrando que Deus é poderoso para nos livrar de tropeços na fé.

Que você batalhe diligentemente pela fé que Jesus começou na sua vida, para que você tenha o final planejado por ele, vida eterna.

Deus lhe abençoe
Pr. Kleber Jacinto

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.
21/12 - sex - 22h- Vigília - Zacarias 9:12
22/12 - sáb - 19h- RJA - REDE OSCAR 2018.
23/12 - dom 10h e 18h - Culto celebração Chanucá
30/12 - dom 10h 3 18h - Culto da Virada c/ Teatro: 2019 "NOVOS COMEÇOS"
27/01 a 03/02/2019– Jejum NOVOS COMEÇOS (todas as noites na igreja)
22 a 24/02– Encontro com Deus e Resgatão (inscrições Dca. Eliane)
07 a 10/03– Congresso Interno M12
09/03 – sáb - 19h30– Fruto fiel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário