Lição 026.21 – Sabedoria Humana X Sabedoria de Deus

Semana 12 a 17.07 de 2021.

 

“A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de Poder.” (1 Corintios 2:4) (Leia a partir do verso 2 até o verso 10 para melhor entendimento).

 

A Bíblia fala sobre dois tipos de sabedoria, a humana e a sabedoria de Deus, e nos dá pistas de onde encontrar a verdadeira sabedoria. 

 

1-    A sabedoria humana

Muitos falam que o ser humano está em constante processo de evolução. Mas será que está mesmo? Se a cada geração, as coisas estivessem melhorando, hoje o mundo não deveria ser mais um lugar tão violento, confuso e desigual. Uma geração que tem acesso a tantos conhecimentos, tecnologias e recursos, tornou-se a geração mais doente emocionalmente. Os índices de depressão, ansiedade e suicídio nunca estiveram tão altos como hoje. Não é difícil perceber que o avanço da ciência e de diversos ramos do conhecimento não trouxe as respostas e a cura que a humanidade busca. As questões mais profundas da alma humana continuam sem respostas. A solidão, as dores e dilemas humanos não podem ser preenchidos com prazer, entretenimento ou mesmo com remédios.

 

A sabedoria atual reforça o orgulho, o humanismo e a independência. Quanto mais o ser humano pensar em si e em como ter coisas que o façam feliz, mais ele estará vazio, frustrado e longe de Deus. A sabedoria da nossa época, nos leva a ter coisas e prazeres, enquanto perdemos nossa verdadeira identidade, nossa comunhão com Deus e com as pessoas.

 

A Bíblia afirma que o mundo jaz no maligno (1Jo 5:19), portanto a sabedoria humana e a cultura de uma geração estão debaixo da influência do Diabo que é o pai da mentira (Jo 8:44), ou seja, sua especialidade é falar coisas que parecem verdades, mas não são.

 

A sabedoria humana está debaixo da influência e do engano do maligno. Ela é sedutora, parece verdade, mas gera arrogância e um fim longe de Deus. Todos que não tiverem os mistérios de Deus revelados, adorarão a besta.

 

2-    A Sabedoria de Deus

O texto que lemos diz que o mistério que estava oculto já foi revelado. E para conhecê-lo não se pode fazer por meio de sabedoria humana, mas com a Sabedoria de Deus. Nesse texto encontramos chaves ponderosas para acessarmos a verdadeira Sabedoria

 

Chave 1: Não saber (Verso 2) Para acessar a verdadeira sabedoria é necessário estar disposto a abrir mão de suas próprias verdades. Muitos dos que conviveram com Jesus não deram conta de caminhar com ele e conhecê-lo, porque sua sabedoria entrava em choque com convicções pessoais. 

É necessário que Jesus esteja acima daquilo que você pensa.

 

Chave 2: Humildade (Verso 3) Nenhum esforço humano é capaz de te aproximar de Deus. Por mais que se esforçe, existem mistérios que você não é capaz de solucionar sozinho. Precisamos reconhecer, humildemente que somos fracos e que precisamos de Cristo para nos achegar à Deus.

 

Chave 3: Poder do Espírito (Verso 4) O Espírito Santo fala conosco, é através das escrituras que Ele revela o que está escrito de maneira clara e pessoal. É pelo Espírito Santo que Podemos experimentar o Poder de Deus que transforma, cura e liberta, e é dessa forma que você vê Deus agindo na sua vida e na vida daqueles que estão ao seu redor.

 

Por isso quero hoje te convidar a começar a buscar a verdadeira Sabedoria. Aquela que vem de Deus.

 

Deus lhe abençoe.

Pr. Kleber R. Jacinto

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html

1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.

2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 

3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

 

AVISOS:

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão – conecte-se.

Quintas 20h e Domingos 18h cultos presencial/on-line em:

FB: Igreja Aguas Mooca 

Youtube: aguasmoocatv

Nenhum comentário:

Postar um comentário