Lição 016.21 – Esforça-te.

Semana 26.04 a 01.05 de 2021.

 

A Lei e os Profetas duraram até João; desde esse tempo o evangelho do Reino de Deus vem sendo anunciado, e todos se esforçam para entrar nele.” (Lucas 16:16)

 

Existe uma expressa em inglês, muito conhecida que diz “No Pain No Gain”, que significa; “sem dor não haverá ganho”, mas, trazendo para nosso contexto, podemos traduzi-la; sem esforço não haverá conquista.

 

O contexto desse versículo é que Jesus estava ensinando seus discípulos, e alguns fariseus (estes eram uma classe religiosa/social que era composta por homens de negócios, comerciantes, que não eram sacerdotes, pois não descendiam da tribo de Levi, mas eram mestres da lei e dirigiam as sinagogas), ouviam os ensinos de Jesus e zombavam dele, pois certamente confiavam no dinheiro que possuíam, e no esforço humano em cumprir a Lei Mosaica e os ensinamentos dos Profetas, sem se preocuparem verdadeiramente em agradar a Deus com suas vidas.

 

Existe um engano que circula entre as pessoas, pois elas acreditam que quando a pessoa é boa, e que nunca praticou o mal contra alguém, ou que nunca desejou o mal de ninguém, ela irá “para o céu” (que tem a salvação). Desculpe lhe decepcionar, mas não é bem assim! A Salvação vem pela Fé em Jesus, que conquistou esse direito para nós, quando entregou-se para que fosse crucificado em nosso lugar, por causa de nossos pecados.

 

Muitas vezes nos frustramos justamente porque fazemos escolhas erradas, do nosso jeito, na força do nosso braço. Achamos que podemos resolver tudo sozinhos, nos valemos daquilo que bíblia chama de “perecível”, para sermos exitosos em nossas conquistas, inclusive em relação à Salvação.

 

Portanto, a Salvação já foi conquistada na cruz, mas ainda assim precisamos nos esforçar para tomar posse do Reino de Deus.

Entrem pela porta estreita! Porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela. Estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que encontram.” (Mateus 7:13-14)

 

Para quem mora em uma grande cidade como São Paulo, sabe como e difícil se deslocar pela cidade seja com seu carro enfrentando grandes congestionamentos, seja no transporte público sendo espremido em ônibus e vagões do Metrô ou trem mega lotados. O que quero dizer é que depois de um dia intenso de trabalho e estudo, para que tenhamos o direito ao prêmio do descanso merecido, precisamos ainda nos esforçar para chegarmos em casa.

Da mesma forma é em relação ao Reino de Deus, para chegarmos na casa do Pai para termos nosso descanso eterno, precisamos nos esforçar, para entrar pela porta certa, que é estreita, e também nos manter no caminho que é apertado, mas que nos conduz para nosso lar celestial.

 

Esse esforço a que Jesus está se referindo fala de você se qualificar, de pagar o preço, de se manter firme, fiel, santo, diante do mundo que quer fazer com que você erre a porta e o caminho a seguir. Jesus já conquistou isso para nós lá na cruz, quando disse ESTÁ CONSUMADO, porém agora precisamos fazer a nossa parte, sermos INTENCIONAIS. Primeiro recebendo Jesus como nosso Senhor e Salvador, em seguida, nos ARREPENDENDO de nossos pecados, e RENUNCIANDO as obras da carne.

 

A este povo dirá o seguinte: Assim diz o Senhor; Eis que ponho diante de vocês o caminho da vida e o caminho da morte.” (Jeremias 21:8)

 

ESFORÇA-TE e faça uma oração comigo agora, reconhecendo Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador. Ande em caminhos de vida.

 

Deus lhe abençoe.

Pr. Kleber R. Jacinto

 

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html

1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.

2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 

3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

 

AVISOS:

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão – conecte-se.

Quintas 20h e Domingos 18h cultos on-line em:

FB: Igreja Aguas Mooca 

Youtube: aguasmoocatv

Nenhum comentário:

Postar um comentário