Lição 035.19 – Livrando-se da Amargura (parte II)

Semana de 16 a 21.09.2019

“Esforcem-se para viver em paz co todos e procurem ter uma vida santa, sem a qual ninguém verá o Senhor. Cuidem uns dos outros pra que nenhum de vocês deixe de experimentar a graça de Deus. Fiquem atentos para que não brote nenhuma raiz venenosa de amargura que cause perturbação, contaminando muitos.”Hebreus 12:14-15

Na última célula começamos um estudo sobre como livrar-se da amargura. Vimos que para nos livrarmos da amargura, precisamos fazer o contrário daquilo que a natureza humana faria, ou seja: podemos vencê-la com BONDADE e COMPAIXÃO.

Hoje vamos dar seguimento ao nosso estudo e vamos falar sobre PERDÃO, outra arma poderosíssima para acabar com toda a amargura: “Esforcem-se para viver em paz com todos e procurem ter uma vida santa, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).

Ter uma vida santa, ou viver em santidade, é um chamado de Deus para nós que somos Seus filhos e discípulos de Cristo: “...sede santos, porque Eu Sou Santo”. A santidade faz parte do caráter de Jesus, e esse caráter precisa estar em todas as áreas do nosso caráter, incluindo a capacidade de perdoar.

No texto que lemos, a santidade está relacionada com viver em paz com todos, ou seja: ter um bom relacionamento com todos. Obviamente isso não significa que não teremos problemas de relacionamentos com as pessoas, sejam elas quem forem. Estar em paz com todos, fala de não guardar rancor e nem mágoa de ninguém. Isso é tão sério, que o autor dessa carta que lemos, afirma que guardar ofensas e amargura no coração nos impedirá de sermos perdoados de nossos pecados, já que escolher não perdoar nos exclui da graça de Deus. (Cuidem uns dos outros pra que nenhum de vocês deixe de experimentar a graça de Deus). Foi o que Jesus revelou na oração do Pai Nosso: “Perdoa as nossas dívidas assim como perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6.12).

É fato que o inimigo quer nos afastar de Deus e da vida eterna, que nos está prometida por meio de Cristo Jesus, e para isso ele vai plantar ofensas em nossa mente e coração, gerando uma raiz venenosa de amargura. Isso vai, desde algo bem simples, como sentir-se ignorado por alguém (p.ex.: “o irmãozinho passou por mim e não falou bom dia”), ou através de coisas graves como descobrir que alguém lhe enganou, mentiu ou traiu. Com essa raiz venenosa alimentando nossa alma, decidimos não perdoar.

A verdade é que quando deixamos de perdoar àqueles que nos ofenderam, nós somos os primeiros e maiores prejudicados. É certo que não podemos controlar o que as pessoas pensam ou falam a nosso respeito, nem o que fazem contra nós, mas a boa notícia é que, com a ajuda de Deus e através do Seu poder, podemos controlar como reagimos a tudo isso.

Como eu faço para perdoar algo que parece imperdoável? Paulo nos responde no mesmo texto de Efésios 4.32: perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.

Observe que Deus não pede para nós criarmos nada diferente dentro de nós. O que ele diz é para fazermos exatamente igual ao que Ele fez conosco. Perdoe como você foi perdoado. Jesus lhe perdoou incondicionalmente, imediatamente, generosamente, absolutamente e completamente. Ele não pediu nada em troca para lhe perdoar. Ele não morreu por causa dos pecados Dele, mas foi por causa dos nossos pecados.

Temos que olhar para o que Cristo fez por nós, e fazer o mesmo, com quem nos fez o mal. Ele nos perdoou, nós também precisamos perdoar.

Não permita que uma raiz de amargura cresça e perturbe, machuque-lhe, trave ou roube sua alegria de viver e sua benção, trazendo ressentimentos sem fim.

Ore agora, cada um, confessando diante de Deus se há alguma raiz de amargura perturbando a sua vida. Peça perdão a Deus por guardar ressentimentos e peça que Ele o encha com seu amor e compaixão por todas as pessoas. Diga para Deus que por ter sido tão grandemente perdoado por Ele, você decide perdoar e deixar livre todos os que o tem ofendido.

Deus lhe abençoe.
Pr. Kleber Jacinto

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.
27-29/9 - Encontro e Reencontro com Deus (inscrições Dca. Eliane)
6/10 - dom - 18h - Batismo nas águas(aulas dias 21-18h e 03-20h)
20/09 - sex - 20h - RCA - Rede de Casais21/09 - sáb - 10h - MDA - Capacitação diaconal
21/09 - sáb - 19h30 - RAD - Santos Modernos
28/09 - sáb - 19h30 - RJA - Altas Horas
05/10 - sáb - 19h - 17. Aniversário Ig.Águas Mooca.
06/10 - dom 10h e 18h - RIA Celebração Mês da Criança.
12/10 - sáb - 19h30 - RJA - Jump Gamers
12/10 - sáb - 19H30 - RAD - Show de Talentos
12/10 - sáb - 16h - RMA - Rede Mulheres
13/10 - dom - 10h e 18h - RIA Celebração Mês da Criança.
17/10 - qui - 20h - Teatro 
19/10 - sáb - 9h - RIA Treinamento da equipe
20/10 - dom - 10h e 18h - RIA Celebração Mês da Criança.
25/10 - sex - 20h - RCA - Rede de Casais
26/10 - sáb - 10h - RIA Celebração Mês da Criança.
26/10 - sáb - 19h30 - RJA Festa das Nações

27/10 - dom - 10h e 18h - RIA Celebração Mês da Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário