Lição 033.19 – Livre-se do seu passado

Semana de 02 a 07.09.2019

Pedro, porém, respondeu: Homem, eu não sei do que você está falando. E, no mesmo instante, o galo cantou. Então o Senhor voltou-se e olhou para Pedro. E Pedro lembrou-se das palavras dele: Hoje, antes que o galo cante, você me negará três vezes. E Pedro saiu dali, chorando amargamente (Lucas 22:60 a 62).

De todos os discípulos, considero Pedro o que mais cresceu depois que Jesus apareceu em sua vida. Um simples pescador, que se tornou um Apóstolo, que simboliza um dos pilares da igreja cristã. Porém, em sua história vemos que Pedro viveu as experiências mais fortes. Por conta de seu temperamento, era o que mais se expunha, o que mais errava, mas foi aquele que depois da morte e ressurreição de Jesus, liderou os outros 12 e a igreja na proclamação do evangelho a todo o mundo.

Nos versículos que lemos, vemos o momento, que eu entendo, como o mais agudo da sua vida. Quando Jesus estava sendo preso e torturado. Pedro é reconhecido por populares como sendo um de seus discípulos, e por medo do que poderia acontecer a ele, nega o seu Mestre por três vezes. Depois de tudo o que Jesus havia feito a ele, depois de tudo o que passaram juntos, Pedro, reconhece seu erro e chora amargamente. Imagine sua dor.

Essa dor foi tão intensa, aliada a ausência de Jesus, e Pedro considerando que seu erro foi muito grave, e talvez irreversível, decide desistir de tudo e voltar à sua velha vida. Ele abandona ao chamado e volta a pescar (João 21:3).

Quando cometemos erros, sentimentos negativos costumam ganhar espaço em nosso coração. Após falhar, são comuns sentimentos como: culpa, vergonha, inutilidade, frustração, insegurança, indignidade, etc.

Não é fácil resolver assuntos do passado. Não é fácil recordar erros cometidos. Muitas vezes o mais fácil é fingir que nada aconteceu. Repare, no texto de João 21:15 a 17 (leia), que Jesus faz uma pergunta difícil a Pedro: “Tu me amas?”. Jesus insiste nessa pergunta por três vezes, fazendo Pedro lembrar que havia falhado, deixando triste.

Ao fazer essa pergunta Jesus não estava interessado em acusar Pedro, mas fazer com que seu discípulo voltasse àquela lembrança, a encarasse de frente e a resolvesse de uma vez por todas, porque Jesus sabia que Pedro precisava estar curado para tudo o que ainda estava por vir.

Não importa o tamanho dos erros que você cometeu no passado, Jesus não está preocupado com isso, o que importa é quem você vai ser no futuro, com Cristo. Ele está interessado que você seja curado definitivamente. Todavia é importante relembrar o passado, cutucar a ferida, limpá-la, o que provavelmente irá gerar dor intensa, e confessar os seus pecados para receber perdão (1João 1:9 - leia).

Infelizmente não é possível mudar o passado, ninguém pode fazer isso. Mas Deus pode lhe curar no presente para que seu futuro seja totalmente diferente. Deixe o seu passado sem Deus no passado, abandone-o, e tome posse do seu futuro com Jesus.

Apelo

Deus lhe abençoe.
Pr. Kleber Jacinto

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.
27-29/9 - Encontro e Reencontro com Deus (inscrições Dca. Eliane)

6/10 - dom - 18h - Batismo nas águas

Nenhum comentário:

Postar um comentário