“Se, como homem, combati em Éfeso contra as bestas, que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam? Comamos e bebamos, que amanhã morreremos. Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (1 Coríntios 15:32,33)
Devemos saber o que ouvir e entender como isso nos influencia.
Se eu perguntasse para você: “o que as coisas que você tem ouvido tem feito com você? Qual seria sua resposta? Se passou pela sua cabeça alguma resposta com teor negativo, você já tem uma reflexão importante para fazer, independente desta mensagem.
Quando Paulo afirma que “as más conversações corrompem os bons costumes”, ele estava numa situação em que algumas pessoas questionavam sobre a realidade da ressurreição.
Diante destes questionamentos, ele diz o seguinte: “Se, como homem, combati em Éfeso contra as bestas, que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam? Comamos e bebamos, que amanhã morreremos.”.
A reflexão do apóstolo aqui é o sobre a eficácia do combate cristão quando se acredita que a ressurreição é apenas uma lenda. De que adianta andar nos passos de Cristo se Ele não ressuscitou? É melhor que “comamos e bebamos”, ou seja, vivamos as nossas vidas como bem entendermos, pois o esforço cristão é em vão.
O que ele quer dizer aqui é que devemos tomar cuidado com o que ouvimos. Assim como alguns da igreja de Corinto poderiam estar dando ouvidos para aquelas pessoas que afirmavam que a ressurreição não existia, hoje em dia muitos de nós podemos dar ouvidos para pessoas erradas.
Estamos cercados de ideologias, mentiras e conversações que não trazem bons frutos. Somos bombardeados de críticas à igreja todos os dias. Ouvimos pessoas falarem mal umas das outras, dos pastores ou da organização da igreja. Ainda existem as críticas a outras denominações e muitas maledicências a que somos submetidos.
Um exemplo similar na Palavra é de quando os israelitas deram ouvidos aos espias que não estavam com coragem de tomar a terra prometida (Nm 13). Deram ouvidos para aquilo que não era o que Deus estava falando e deixaram de entrar na terra que o SENHOR tira para eles.
Da mesma maneira nós podemos começar a dar ouvidos às críticas à nossa igreja, aos membros, aos pastores e acabar deixando de viver a vontade de Deus.
Em Eclesiastes aprendemos: “Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo.” (Eclesiastes 7:5)
Infelizmente hoje em dia vemos muitas pessoas, talvez nós mesmos, que estão ouvindo a canção dos tolos, e não a repreensão dos sábios. Podemos escolher o que vamos fazer. A nossa escolha a quem ouvir, determinará o que acontecerá em nossas vidas.
Temos passagens até mesmo mais duras na Palavra em relação a isso: “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.” (Efésios 5:6-8)
Conclusão:
Uma reflexão que podemos fazer é: isso que estou ouvindo trás alguma glória para Cristo ou envergonha o evangelho, você é alimentada e saciado? Te edifica, te fortalece ou traz frustração?
Ouça e decida se alimentar das verdades da vontade de Deus para sua vida.
Provérbios 13:20 – “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal”.
Deus te abençoe!
Pfta Antonio Luiz A. Queiroz
Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo.
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.
AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão – conecte-se.
Quintas 20h e Domingos 18h cultos on-line em:
FB: Igreja Aguas Mooca
Youtube: aguasmoocatv