“O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade – e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade, - por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre. Que a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, estejam conosco em verdade e amor.” (2 João 1:1-3)
De um tempo para cá temos visto coisas que fazem com que nós acreditemos que verdade e amor andam separados. Ou você é verdadeiro, ou você é amoroso com alguém; as duas coisas juntas não parecem ser possíveis. As pessoas não conseguem conceber aquilo que a Bíblia diz que é possível verdade em amor, ou o amor em verdade.
O Ap. João (que se identifica como o presbítero), escreve à igreja (senhora) e aos seus discípulos (filhos) e inicia sua carta à eles dizendo que os ama em verdade, assim como todos que conhecem a verdade, também os ama (v 1). No v 3 o apóstolo diz que a Graça, a Misericórdia e a Paz do Senhor estavam com eles em verdade e amor. E desse texto podemos tirar 3 afirmações:
1 – O amor deve estar baseado na verdade:
Para o apóstolo, o amor deve ter como base a verdade, porque a verdade sem amor pode ser cruel, e o amor sem verdade pode ser enganoso. A Bíblia diz e nos dá exemplos de que quem ama corrige com a verdade, e quem fala a verdade, é porque ama.
2 – O conhecimento da verdade deve levar ao amor:
“...e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade, - por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre.” 2 Jo 1:1b-2
O amor (não o sentimento, mas a prática) deve estar baseado na verdade, mas o inverso também é válido, a verdade deve estar baseada no amor. Portanto toda a prática (amor), ela deve ter como base uma teoria (a verdade), e toda a teoria (verdade), deve ter como resultado a prática (o amor). Na sua vida ainda existem verdades que você não prática?
3 – Verdade e amor são manifestações do caráter de Deus:
(v 3) – Deus é verdade e amor. Jesus disse em João 14:6 que Ele é a verdade, e o mesmo apóstolo disse em 1 Jo 4:16 que “Deus é amor”. Verdade e amor são manifestações do caráter de Deus, pois com a verdade Ele nos corrige e os orienta, e com amor nos aceita e consola. Deus não é autoritário (exagero da verdade) e nem paternalista (exagero de amor), mas equilibrado, o bom Pai.
Continuamos esse estudo na próxima semana, mas você precisa saber que esse bom Pai, quer que você experimente esse equilíbrio do amor e da verdade Dele na sua vida. Independentemente de como você o vê. Se for com mais verdade, ou com mais amor, Ele quer se manifestar na sua vida com equilíbrio.
Deus lhe abençoe.
Pr. Kleber Jacinto (sugiro a leitura de At 3:1-10 no início da lição)
Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo.
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.
AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.
23-24/8 - RIA Encontro com Deus (7 a 11 anos)
27-29/9 - Encontro e Reencontro com Deus (inscrições Dca. Eliane)
6/10 - dom - 18h - Batismo nas águas
Nenhum comentário:
Postar um comentário