Lição 027.19 – Eu Sou o Bom Pastor


Semana de 15 a 20 de julho de 2019
Eu sou o bom pastor. Conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como meu Pai me conhece e eu o conheço; e eu sacrifico minha vida pelas ovelhas.” João 10:14-15
Como é bom ter pastor. Alguém que cuida de nós, que se preocupa, que nos dá alimento (físico e espiritual) e nos guia pelo caminho ao qual devemos seguir, não nos desampara, e ao menor sinal de perigo está lá para nos proteger, e evitar que sejamos devorados pelo inimigo. Todos nós precisamos de um pastor. Desde o mais novinho na fé até aquele que já anda na presença do Senhor há anos e que já é um pastor, todos somos ovelhas e precisam de pastor.
claro, Jesus é o nosso Bom Pastor, pois é assim que Ele mesmo apresenta-se aos seus discípulos e diz o porquê. Jesus é o Bom Pastor porque conhece as suas ovelhas, as ovelhas conhecem o seu Pastor, e ele dá a sua própria vida, em sacrifício, por elas.
O grande rei Davi, que apesar de rei era um pastorpois ele lidava com ovelhas, conhecia bem essa relação pastor/ovelha, ovelha/pastor, e colocou essa relação no salmo 23, um texto muito conhecido, e que traz refrigério para nossa alma, porque entendemos que Jesus, nosso Supremo Pastor, está cuidando de nós. Salmo 23 (leia).
E por que uma ovelha precisa de um pastor?
1 – A ovelha é um animal inseguro, e entregue a si mesma (sem o cuidado de ninguém), é presa fácil. Não morde, não tem garras, não sabe correr, logo, se for atacada, ela é facilmente abatida. Nós também somos assim, não temos como nos defender sozinhos dos ataques do nosso inimigo e as aflições da vida.
2 – A ovelha não tem senso de direção, e tem a tendência de se afastar do pastor e do rebanho, logo, nesse isolamento se coloca em perigo, podendo ser atacada por um predador, ou vir a cair em um abismo. Assim somos nós, pois por causa da nossa natureza humana, somos inclinados a desviar-nos de Deus e do caminho.
3 – A ovelha é míope, ela não enxerga direito. Não tem a visão clara, nítida dos perigos a cercam. Também somos assim, espiritualmente míopes, obtusos, não conseguimos enxergar e discernir os perigos e as ameaças que estão ao nosso redor. (I Pedro 5:8).
O bom de ser ovelha de Jesus, o Bom Pastor é que nada vai te faltar (Salmos 23:1):
Ele te restaura e orienta – “Ele me faz repousar em verdes pastos e me leva para junto de riachos tranquilos. Renova minhas forças e me guia pelos caminhos de justiça.” (v – 2 e 3)
Ele te protege – “Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois Tu estás ao meu lado. Tua vara e teu cajado me protegem.” (v 4)
Ele te dá provisão – “Preparas um banquete para mim na presença de meus inimigos. Unges minha cabeça com óleo; meu cálice transborda.” (v-5)
Ele te aceita como ovelha – “Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida, e viverei na casa do Senhor para sempre.” (v-6)
Que tal fazer parte desse aprisco do Bom Pastor? Ore agora recebendo Jesus Cristo como seu único e suficiente Senhor e Salvador.
Deus lhe abençoe.
Pr. Kleber Jacinto.
Sugestão - Será que as ovelhas ouvem a voz do pastor?
https://youtu.be/vbdAefpziro

Nenhum comentário:

Postar um comentário