Lição 028.19 – Não fique na porta, você é bem-vindo

Semana de 29.07 a 03.08.2019

Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo. Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola. Pedro e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: “Olhe para nós!” O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa. Atos 3:1-6 NVI

Essa história da Bíblia nos trás 3 personagens, Pedro, João é um aleijado que não sabemos o seu nome, mas que teve sua vida transformada a partir do momento em que ouviu, deu atenção e creu no evangelho de Cristo, nas Boas Novas que foi pregado por Pedro e João.

Pedro e João, dois discípulos, dois dos 12 de Jesus, dois Apóstolos que foram enviados para pregar o evangelho e fazer discípulos, estavam no seu cotidiano, estavam em um dia normal de sua vida. Creio que como qualquer um de nós, eles tinham seus afazeres diários, suas obrigações, sua rotina. Talvez uma rotina diária como eu e você estamos acostumados em nosso dia a dia, até que chegou o momento de irem para o templo, para a oração diária. E ao mesmo tempo outra rotina estava acontecendo. Um homem, que a Bíblia diz que era aleijado de nascença, estava sendo levado, talvez por amigos, até a porta do templo para que pudesse pedir esmolas.

Não somos diferentes, temos uma rotina diária, trabalho, escola, filhos, igreja, etc. Mas precisamos ficar ligados no nosso dia a dia, pois são nesses momentos que achamos que nada pode acontecer, que o milagre se manifesta. É nesse momento de rotina que Deus vai mudar sua vida.

Observe que aquele aleijado estava na porta do templo, onde todos os dias era deixado por seus amigos (Versículo 2 Leia). A Bíblia não fala qual a idade dele, mas como ele tinha esse problema desde seu nascimento, creio que ele devia estar ali, na porta do templo há muito tempo. Quando eu li isso fiquei imaginando essa situação, um homem que tinha uma necessidade real, mas que não entrava no templo onde o milagre poderia acontecer, mas ficava somente na porta Formosa.

Ficar na porta fala de pessoas que não querem ter um compromisso com Deus. Pessoas cheias de necessidades físicas, espirituais, sentimentais, mas que preferem ficar na porta e não dar um passo de fé na direção de Jesus. Mas hoje é dia de ter sua história transformada. Chega de ficar na porta e viver de migalhas que pessoas lhe dão. Deus tem o melhor para você.

Aquele homem que ficava na porta do templo, tinha uma expectativa, mas era uma expectativa humana, pequena, baseada em sua visão doente e comprometida. Ele esperava “receber algo” que lhe satisfizesse, mas era uma satisfação momentânea, e quando acabava ele tinha que voltar a porta do templo e esperar receber algo. No mundo encontramos exatamente isso, satisfação momentânea. Claro que o diabo nos cega e nos engana dizendo que essas migalhas que lá estão, e que ele oferece, nos satisfazem por completo, mas trata-se uma alegria e prazer momentâneos, e quando retornamos à realidade, estamos ainda necessitados, ou seja, voltamos para a porta do templo. A Bíblia diz que o diabo veio para roubar, matar e destruir, mas que Jesus veio para dar vida e vida em abundância.

Possivelmente o paralítico devia conhecer Pedro e João, pois todos estavam no templo todos os dias, um do lado de fora e os outros entrando para as orações. E observe que quando Pedro e João o chamaram, o aleijado olhou para eles aguardando receber algo (versículos 4 e 5 Leia). Penso que talvez Pedro e João, em algum momento, já teriam Lhe dado uma esmola.

Todos os dias passamos pelos mesmos lugares e encontramos às mesmas pessoas, mas por causa da correria e por não estarmos, muitas vezes, conectados com o Espírito Santo, nós não conseguimos enxergar a real necessidade daquela pessoa. Mas cheios do Espírito Santo Pedro e João conseguiram enxergar aquilo que aquele homem necessitava, e deram o bem mais precioso que eles tinham, Jesus Cristo, e ministraram cura e libertação (versículos 6 e 7 Leia).

O que Deus tem a partir de hoje em sua vida vai deixar você impressionado. E você vai ficar tão surpreso que você vai dar saltos de alegria. Muitos que convivem com você, vão se impressionar e vão desejar ter o Senhor na vida deles também. Todos ficarão perplexos com o que vai acontecer na sua família (Versículos 8 a 10 leia).

Não se contente com migalhas que o mundo lhe oferece, tenha uma atitude, receba Jesus como Senhor e Salvador, ou volte para os braços do Pai, Ele tem o melhor para você. 

Deus lhe abençoe.
Pr. Kleber Jacinto (sugiro a leitura de At 3:1-10 no início da lição)

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.
04/8 - dom - 8h - 12a. Caminhada pela Paz na Mooca
23-24/8 - RIA Encontro com Deus (7 a 11 anos)
27-29/9 - Encontro e Reencontro com Deus (inscrições Dca. Eliane)

6/10 - dom - 18h - Batismo nas águas

Lição 027.19 – Eu Sou o Bom Pastor


Semana de 15 a 20 de julho de 2019
Eu sou o bom pastor. Conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como meu Pai me conhece e eu o conheço; e eu sacrifico minha vida pelas ovelhas.” João 10:14-15
Como é bom ter pastor. Alguém que cuida de nós, que se preocupa, que nos dá alimento (físico e espiritual) e nos guia pelo caminho ao qual devemos seguir, não nos desampara, e ao menor sinal de perigo está lá para nos proteger, e evitar que sejamos devorados pelo inimigo. Todos nós precisamos de um pastor. Desde o mais novinho na fé até aquele que já anda na presença do Senhor há anos e que já é um pastor, todos somos ovelhas e precisam de pastor.
claro, Jesus é o nosso Bom Pastor, pois é assim que Ele mesmo apresenta-se aos seus discípulos e diz o porquê. Jesus é o Bom Pastor porque conhece as suas ovelhas, as ovelhas conhecem o seu Pastor, e ele dá a sua própria vida, em sacrifício, por elas.
O grande rei Davi, que apesar de rei era um pastorpois ele lidava com ovelhas, conhecia bem essa relação pastor/ovelha, ovelha/pastor, e colocou essa relação no salmo 23, um texto muito conhecido, e que traz refrigério para nossa alma, porque entendemos que Jesus, nosso Supremo Pastor, está cuidando de nós. Salmo 23 (leia).
E por que uma ovelha precisa de um pastor?
1 – A ovelha é um animal inseguro, e entregue a si mesma (sem o cuidado de ninguém), é presa fácil. Não morde, não tem garras, não sabe correr, logo, se for atacada, ela é facilmente abatida. Nós também somos assim, não temos como nos defender sozinhos dos ataques do nosso inimigo e as aflições da vida.
2 – A ovelha não tem senso de direção, e tem a tendência de se afastar do pastor e do rebanho, logo, nesse isolamento se coloca em perigo, podendo ser atacada por um predador, ou vir a cair em um abismo. Assim somos nós, pois por causa da nossa natureza humana, somos inclinados a desviar-nos de Deus e do caminho.
3 – A ovelha é míope, ela não enxerga direito. Não tem a visão clara, nítida dos perigos a cercam. Também somos assim, espiritualmente míopes, obtusos, não conseguimos enxergar e discernir os perigos e as ameaças que estão ao nosso redor. (I Pedro 5:8).
O bom de ser ovelha de Jesus, o Bom Pastor é que nada vai te faltar (Salmos 23:1):
Ele te restaura e orienta – “Ele me faz repousar em verdes pastos e me leva para junto de riachos tranquilos. Renova minhas forças e me guia pelos caminhos de justiça.” (v – 2 e 3)
Ele te protege – “Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois Tu estás ao meu lado. Tua vara e teu cajado me protegem.” (v 4)
Ele te dá provisão – “Preparas um banquete para mim na presença de meus inimigos. Unges minha cabeça com óleo; meu cálice transborda.” (v-5)
Ele te aceita como ovelha – “Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida, e viverei na casa do Senhor para sempre.” (v-6)
Que tal fazer parte desse aprisco do Bom Pastor? Ore agora recebendo Jesus Cristo como seu único e suficiente Senhor e Salvador.
Deus lhe abençoe.
Pr. Kleber Jacinto.
Sugestão - Será que as ovelhas ouvem a voz do pastor?
https://youtu.be/vbdAefpziro

Lição 026.19 – Não desista, insista

Semana de 08 a 13.07.2019

Jesus respondeu a Simão: “Não tenha medo! De agora em diante, você será pescador de gente”. E, assim que cegaram à praia, deixaram tudo e seguiram Jesus.” (Lucas 5:10-11)

Certamente, em algum momento da sua vida, você fez algo que não deu certo. Por mais que você tenha se esforçado, planejado, se dedicado, algo não deu o resultado que era esperado. Isso pode acontecer em várias áreas da nossa vida, seja na área profissional (como foi na vida daqueles futuros apóstolos), seja na sua vida pessoal, financeira ou ministerial.

E o que vamos aprender hoje é não desistir diante das dificuldades e mais do que não desistir é insistir.

Os versículos nos mostram que havia uma multidão querendo ouvir a Palavra de Deus que seria ministrada por Jesus (Leia Lc 5:1-3). Então para que pudesse falar à todos que ali estavam, Ele entrou no barco de Simão (depois seria chamado de Pedro pelo próprio Jesus), e dali falou com todos. Quando terminou, ainda dentro do barco, Jesus deu uma ordem à Pedro, para que não desistisse naquele momento, e insistisse “Vá para a parte mais funda do lago, e jogue as redes”. (leia verso 4 e 5)

Pedro e seus companheiros tinham todos os motivos para desistir da pescaria naquele momento. Já haviam pescado a noite toda, trabalharam duro, com toda a certeza estavam cansados, com sono, com fome e desanimados por não terem pescado nada, porém o diferencial estava dentro do barco: Jesus. 

Talvez a sua vida, esteja igual a de Pedro e seu sócios, seus sentimentos e seus resultados estejam iguais aos deles, mas Aquele que faz a diferença está aqui, dizendo para você hojenão desista, insista.

O fato deles não terem desistido, e acreditado na palavra de Senhor Jesus, e insistido lançando novamente as redes, fez com que eles tivessem uma pesca como nunca antes na vida deles (leia v 6 e 7).

Outra coisa que chama a atenção nesse texto, é que Pedro não conhecia a Jesus ainda. Talvez possa ter ouvido falar, mas não o conhecia, não havia visto nenhum milagre, mas diante de um pedido de Jesus, ele deixou que este entrasse em seu barco e o levou para onde Ele queria.

Esse barco pode ser comparado à sua vida, então deixe Jesus entrar na sua vida e leve-O para onde Ele quiser através de você. Perceba que mesmo tendo todos os motivos para se recusar-se a faze-lo, Pedro não se negou a obedecer o Mestre, e permitiu que entrasse em seu barco para ensinar, e só depois que toda a multidão ficou satisfeita, e com Jesus ainda dentro do barco, é que Pedro e seus sócios, foram abençoados com uma pesca maravilhosa.

Por fim quero lhe dizer que Jesus quer entrar em sua vida. Apocalipse 3:20diz “Preste atenção! Estou à porta e bato. Se você ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei e juntos, faremos uma refeição como amigos”

Quando Jesus chamou Pedro, Tiago e João para seguirem-No (v 10), a resposta foi imediata (v 11), abandonaram tudo e seguiram Jesus.

Abandone tudo o que te prende a esse mundo, dúvidas, incertezas, preconceitos, mentiras, o pecado, deixe Jesus entrar em seu barco e veja a mudança que Ele irá fazer na sua vida a partir de hoje.

Deus lhe abençoe.
Pr. Kleber Jacinto.

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.
12/7 - sex - 20h - RCA - Rede de Casais
13/7 - sáb - 19h30 - RJA Rede Jump CrossJump
16-20/7 - 14h - RIA - Escola Bíblica de Férias
21-28/7 - Jejum Revestidos Pelo Espírito Santo
26/7 - sex - 22h - RAD Intensivão The Walking Live
04/8 - dom - 8h - 12a. Caminhada pela Paz na Mooca
23-24/8 - RIA Encontro com Deus (7 a 11 anos)
27-29/9 - Encontro e Reencontro com Deus (inscrições Dca. Eliane)

6/10 - dom - 18h - Batismo nas águas

Lição 025.19 – Eu Sou o Caminho

Semana de 01 a 06.07.2019

Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim.” (João 14:6)

São Paulo é uma das maiores cidades do Brasil. Com mais de 12 milhões de habitantes, é a cidade mais populosa do hemisfério sul, e sua área é de 1.521 km². Para quem não conhece, andar pelas ruas da cidade é bem difícil, e encontrar o caminho para o destino que se deseja seguir não é tarefa fácil. Hoje em dia contamos com o auxílio do GPS, que nos mostra as melhores rotas e caminhos que podemos seguir para chegarmos nos lugares que desejamos.

No versículo acima vemos Jesus fazendo exatamente isso com seus discípulos, servindo de GPS, indicando a eles qual era não o melhor caminho para se achegar ao Pai, mas ele indicou qual seria o ÚNICO caminho para ir à Deus, o próprio Jesus.

Realmente, quando chegamos em um bairro, ou uma cidade nova, que não estamos acostumados a andar, nos sentimos perdidos, sem direção, e a simples tarefa de ir até a padaria parece um grande desafio, pois estamos lidando com o desconhecido, e muitas vezes isso é assustador.

Se você ler os capítulos anteriores, você vai notar que Jesus falava com seus discípulos sobre as coisas que iriam acontecer com Ele. Os Apóstolos se deparavam com um novo e desconhecido destino, pois até ali, por onde eles iam Jesus estava com eles, guiando-os e ensinando-os. Yeshua disse que seria crucificado, traído por Judas e por Pedro, que seria morto e que voltaria para a casa do Pai, e isso tudo fez com que eles se sentissem perdidos.

Então o Apóstolo Tomé expõe essa insegurança dele, e possivelmente dos demais, e diz: (v 5) “Não sabemos para onde o Senhor vai, disse Tomé. Como podemos conhecer o caminho?”

Quantas vezes nessa vida você já não se sentiu perdido, sem saber para onde ir, sem saber que caminho tomar. Quando um problema gigante aparece em nossa frente, tentamos soluciona-los das mais diversas formas, porém os caminhos que seguimos só nos fazem ficar mais e mais perdidos, inseguros e longe do destino final que desejamos.

Para você vir para essa célula hoje, você deve ter seguido um dos caminhos que você conhece para chegar até aqui. Você decidiu seguir um determinado caminho que te trouxe até onde você queria chegar.

Hoje você tem a oportunidade de escolher, por qual caminho você quer seguir: pelo caminho que não te levou a lugar algum, ou te levou a lugares indesejados, que fizeram com que você se sentisse mais perdido, ou você escolhe o ÚNICO e VERDADEIRO caminho. O caminho de vida que leva a Deus. Ande nos passos de Jesus!

Deus lhe abençoe.

Pr. Kleber Jacinto.

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.
05 - 07/7 - RAD Encontro com Deus 
12/7 - sex - 20h - RCA - Rede de Casais
13/7 - sáb - 19h30 - RJA Rede Jump CrossJump
16-20/7 - 14h - RIA - Escola Bíblica de Férias
21-28/7 - Jejum Revestidos Pelo Espírito Santo
26/7 - sex - 22h - RAD Intensivão The Walking Live
04/8 - dom - 8h - 12a. Caminhada pela Paz na Mooca
23-24/8 - RIA Encontro com Deus (7 a 11 anos)
27-29/9 - Encontro e Reencontro com Deus (inscrições Dca. Eliane)

6/10 - dom - 18h - Batismo nas águas