Lição 047.19 – Todo dia é Natal, e todos coração é uma manjedoura

Semana de 16 a 21 de dezembro de 2019

“E aconteceu que estando eles ali, chegou o tempo de ela ter a criança. Então Maria deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou o menino e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” (Lucas 2:6-7)

A história do nascimento de Jesus é conhecida em todo o mundo, e possivelmente até quem não crê em Jesus com o Senhor e Salvador já ouviu falar da história do menino que nasceu em um estábulo, e que foi colocado em uma manjedoura.  Cremos que de tudo o que acontece em nossa vida, nada é por acaso, ou sem propósito. Na vida de José, Maria e Jesus não foi diferente. 

Todos os detalhes da história do nascimento de Jesus, não foi escolha dos pais, mas foi desígnio de Deus. Desde o recenseamento obrigatório na véspera do nascimento, as pousadas lotadas, tudo para que seu Filho, o Príncipe de todo o universo, nascesse num lugar tão inadequado, tão desconfortável e tão sujo? Já havia pensado nisso?

Estábulo não é um lugar limpo, pois é onde os animais vivem, portanto é um lugar cheio de sujeira, malcheiroso, por que não dizer bagunçado. É difícil admitir, mas a nossa vida se pareça com um estábulo, no quesito limpeza, pois o pecado nos suja, nos deixa malcheiroso e bagunçado.

Muitas pessoas sentem-se indignas de receber Jesus em suas vidas e perguntam: “Será que Deus tem um lugar para uma pessoa como eu?” e a resposta é: Olhe para o estábulo de Belém! Deus conduziu seu Filho para nascer num lugar daqueles para demonstrar que Ele tem lugar para todos e para qualquer um, em qualquer situação.

A grande verdade da manjedoura é que não há lugar aonde Ele não vá para salvar aqueles a quem Ele ama tanto. Se esteve disposto a nascer num curral, então podemos esperar que Ele vá operar em qualquer lugar: em bares, quartos, salas, igrejas, bordéis, prisões, escritórios, universidades, bocas de fumo. Nenhum lugar é comum demais, nenhuma pessoa é dura demais, nenhum pecado é grave demais e nenhuma distância é grande demais. Não há limites para o seu amor e, por isso mesmo, não existe pessoa que Ele não possa alcançar.

Basta um pedido nosso e Jesus vai fazer de novo o que fez naquela noite. Ele vai nascer em você. Muitos corações, como as hospedarias naquela noite, continuam fechadas para Jesus. Mas Ele é insistente, e mesmo que seja uma estrebaria simples e precisando de mudanças, ele quer entrar para transformar em um palácio para o Rei do Universo. A melhor hospedaria sem Jesus é um lugar triste e pobre, mas uma simples estrebaria com Jesus é o melhor lugar do mundo. Jesus quer entrar e morar em seu coração!

Natal fala de nascimento, e é uma declaração bem clara de que todo coração pode ser uma manjedoura, e todo dia pode ser um Natal. Permita que o Natal possa acontecer em qualquer época, pois o milagre de Belém é para ser celebrado todos os dias, o ano todo.

Apelo

Deus lhe abençoe.
Pr. Kleber R. Jacinto

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

22/12 - dom - 18h - Culto Chanucá

Lição 046.19 – Salvos de nós mesmos

Semana de 09 a 14.12.2019

“O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, estava comprometida para casar com José. Mas, antes de se unirem, ela se achou grávida pelo Espírito Santo. José, com quem Maria estava para casar, sendo um homem justo e não querendo envergonhá-la em público, resolveu deixá-la sem que ninguém soubesse. Enquanto ele refletia sobre isso, eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: - José, filho de Davi, tenha medo de receber Maria como sua esposa, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Mateus 1:18-21.

Todos nós temos problemas de comportamento, uma tendência à rebeldia e isso não é fácil de admitir, o mais fácil a fazer é culpar o tempo, ou a falta dele, culpar o trânsito, nossos familiares, o chefe, etc. A Bíblia chama isso de pecado, e a raiz desse problema é a natureza pecaminosa que há nos seres humanos. A natureza pecaminosa são aqueles comportamentos baseados no “Eu”, no “tem que ser do meu jeito” agradar a si mesmo custe o que custar, porque o pecado é egoísta.

Nós já nascemos com isso, ninguém precisou nos ensinar por exemplo a mentir ou fazer pirraça. Desde criança pecamos. Mesmo sob circunstâncias certas, erramos. Podemos não querer fazer, mas fazemos. Por isso Jesus veio ao mundo, para levar o pecado e livrar-nos dessa natureza pecaminosa.

José foi orientado por um anjo a receber o filho que Maria estava esperando como seu filho, e deveria lhe dar o nome de Jesus. O nome Jesus tem origem na palavra hebraica Yeshua, que é uma redução de Yehoshuah, que significa “Yaweh salva”. Quem é Jesus? Deus salva. O que Ele veio fazer? Deus salva.

Jesus não era apenas um cara legal, ou um religioso, um estudioso da Lei de Deus, ou ainda um adorador do Deus vivo, Jesus era Deus. Não era apenas um servo de Deus ou um instrumento de Deus, mas era Deus. Seu nome revela que Deus não apenas cuida, ajuda, escuta e conhece, mas nos revela que Deus salva, e salva do nosso maior problema, o pecado. Foi isso que o anjo disse a José, “Ele salvará o seu povo dos pecados deles” (v. 21).

Deus fez isso porque ele tinha um plano. João 3:16 diz que Deus nos amou, por isso enviou Jesus, para não morrermos (eternamente), mas que tenhamos vida eterna. O plano de Deus era nos salvar, sim porque nos ama, mas também porque Ele queria nós tivéssemos a oportunidade de nos reconciliar com Ele.
“Porque Deus achou por bem que, Nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” Colossenses 1:19-20

Jesus deixou que as pessoas O crucificassem, por causa do amor de Deus. Ele se tornou pecado por nossa causa.
“Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, Nele, fôssemos feitos Justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21)

O que começou na manjedoura em Belém, terminou na cruz em Jerusalém. Jesus pagou o castigo pelo pecado e neutralizou o seu poder. A quem o recebe com sinceridade e humildade Ele anula os pecados passados, e inicia um processo de transformação da nossa natureza. A rebeldia diminui e Cristo floresce em nós. Isso não significa que não vamos mais pecar, mas significa que agora, quando pecarmos, temos um advogado, que nos dá acesso ao Juiz, para confessarmos os pecados, sermos perdoados e livres de toda a injustiça. (1 João 1:9)

Quem recebe Jesus como Senhor e Salvador, é salvo da culpa do pecado, é salvo dos problemas do pecado e quando Jesus voltar será salvo do castigo do pecado. Que hoje você possa receber Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador.

Deus lhe abençoe.
Pr. Kleber R. Jacinto

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.
13/12 - sex - 20h - RHA - Rede de Homens - Churrasco Sacerdotal
14/12 - sáb - 16h - REMA - Rede de Mulheres

22/12 - dom - 18h - Culto Chanucá

Lição 045.19 – Formando discípulos (parte final)

Semana de 02 a 07.12.2019

Disse ele à multidão: “Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome diariamente sua cruz e siga-me.” Lucas 9:23

Na semana passada vimos que a célula é lugar de sermos formados como discípulos e termos o nosso caráter trabalhado para ficarmos semelhantes à Cristo, e que isso só irá acontecer se decidirmos nos submeter ao ensino da palavra, como faziam os primeiros discípulos (Atos 2:42).

Hoje vamos continuar falando que só é verdadeiramente discípulo quem cumpre princípios: Jesus disse aos judeus que creram nele; “Vocês são verdadeiramente meus discípulos se permanecerem fiéis a meus ensinamentos (João 8:31) e “Seu amor uns pelos outros provará ao mundo que são meus discípulos” (João 13:35).

Nesse processo de formação de discípulos que estamos inseridos, existem princípios que precisam ser cumpridos, que são permanecer na palavra e amar uns aos outros. Talvez você pense, “isso eu já sei que devo fazer”, mas o problema está justamente aí. Nós sabemos o que devemos fazer, mas não fazemos. Preferimos andar debaixo de argumentos, ou culpando aos outros pela nossa desobediência, do que assumir a responsabilidade e resolver o problema definitivamente. Então abrimos brecha para o inimigo da nossa alma nos acusar, quando na verdade Jesus já nos fez livres.

Aprender a resolver problemas e não transferir a culpa para terceiros, faz parte dessa formação de caráter. Quando você sentir que não está bem espiritualmente, peça ajuda ao seu discipulador. Ele não é perfeito, mas já andou algumas milhas a mais e pode lhe ajudar a superar isso, e em breve você também irá aprender a lidar com tudo isso.

Deus lhe deu um discipulador para que você se sinta amado. Mesmo que em alguns momentos o discipulado seja duro, submeta-se ao tratamento. Não adianta fugir, não adianta trocar de discipulador, você só irá transferir o problema e não irá resolve-lo.

Na célula você aprende um pouco mais da Palavra de Deus, e o que Ele espera de você enquanto Cristão. Saiba que para se tornar um exemplo é preciso deixar-se ser corrigido. Ninguém gosta de ser corrigido, mas se um dia você quiser se tornar um bom discipulador, precisa cumprir a tarefa de ser um bom discípulo.

O amigo é sempre leal, e um irmão nasce na hora da dificuldade (Provérbios 17:17),

Quem consegue fazer um discípulo, ganhou um irmão para as horas difíceis.

Que você seja formado um discípulo de Jesus que vive os princípios do Reino e se submete a liderança, sabendo que você está sendo aperfeiçoado por Deus, e que Ele vai completar a boa obra que começou em sua vida.

Deus lhe abençoe.
Pr. Kleber R. Jacinto

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.
06/12 - sex - 20h - RCA - Rede de Casais
13/12 - sex - 20h - RHA - Rede de Homens - Churrasco Sacerdotal
14/12 - sáb - 16h - REMA - Rede de Mulheres

22/12 - dom - 18h - Culto Chanucá

Lição 044.19 – Formando discípulos (parte I)

Semana de 25 a 30.11.2019

Disse ele à multidão: “Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome diariamente sua cruz e siga-me.” Lucas 9:23

Somos uma igreja em células, e o objetivo de uma célula é falar do amor de Deus e formar discípulos, assim como foi com a igreja primitiva relatado em Atos 2:42-46 (leia esses versículos para melhor entendimento). Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos, tinham comunhão ao partir do pão e à oração, estavam sempre juntos, e juntos estavam aprendendo e buscando à Deus, ou seja, estavam sendo formados discípulos, e para sermos discípulos, temos que seguir Jesus, negar a nós mesmos e tomar diariamente a cruz para segui-Lo.

Discipulado é acompanhamento e nessa célula, você recebe acompanhamento e ensino sobre o caráter de Cristo, e somos discípulos quando permitimos ter o caráter de Cristo forjado em nosso caráter. Você está sendo formado no caráter de Deus e recebendo uma nova mentalidade, baseado em Rom 12:1-2 (leia).

É verdade que vivemos em um tempo onde o individualismo fala alto, e para muitos não é fácil se submeter a um discipulador/líder/pastor, e deixarem seu caráter ser formado e acompanhado, mas uma vez que você se torna um discípulo, é importante aceitar e entrar nesse processo, deixar ser consolidado. Para isso é importante abrir mão de suas individualidades, encontrar um lugar para Deus e para as atividades do Reino.

Deus quer transformar sua vida através do Seu poder e do seu amor, e em cada célula que estamos presenciamos e a cada estudo que recebemos, crescemos enquanto discípulos.

É na célula que somos formados como verdadeiros discípulos de Jesus. Não é um mero ajuntamento de pessoas, mas é uma reunião de discípulos que estão em processo de formação de uma equipe. Hoje você está sendo amamentado e em breve irá amadurecer e ter sua personalidade formada em Cristo. Isso quer dizer, agora você está recebendo ensinos poderosos para obedecer e cumprir sua chamada que é fazer a vontade de Deus.

Por isso não perca as reuniões de sua célula, pois é nela que você será limpo, as toxinas do mundo que estão impregnadas em seu caráter serão arrancadas, você será fortalecido para cumprir as tarefas que serão confiadas por Deus à você.

Essa lição continua.

Deus lhe abençoe.
Pr. Kleber R. Jacinto

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.
01/12 - dom - 18h - Culto de Ação de Graças
06/12 - sex - 20h - RCA - Rede de Casais
13/12 - sex - 20h - RHA - Rede de Homens - Churrasco Sacerdotal
14/12 - sáb - 16h - REMA - Rede de Mulheres

22/12 - dom - 18h - Culto Chanucá

Lição 043.19 – Seja quem tem que ser.

Semana de 18 a 23.11.2019

Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. (1 Pedro 2:5)

Vivemos dias de tantos rótulos, desejos, anseios, alvos, metas, modelos e, em geral, precisando ser como algo ou alguém.

Aqueles que já conheceram Jesus Cristo O têm como modelo e alvo. E que bom modelo! Muitas vezes, um modelo, tão bom, que muitos acham inatingível.

“Portanto, como filhos amados de Deus, imitem-no em tudo que fizerem. Vivam em amor, seguindo o exemplo de Cristo, que nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus” (Efésios 5:1 e 2 -NVT).

Realmente um modelo especial! Certamente um modelo adequado para sua vida e para seu momento.

No versículo inicial e por todo o capítulo 2 o apóstolo Pedro nos chama a sermos quem temos que ser: “pedras vivas” e nisso quero convidá-lo a refletir dois temas:

  1. Escolhendo o modelo certo:

Em geral, nossas escolhas são fundamentadas no que nos atrai ou no que sentimos falta.

Podemos assim avaliar ou reavaliar nossas escolhas de modelos. Eu o convido a pensar que tipos de valores lhe atraem ou você sente falta: dinheiro, honra, bens, orgulho, bondade, reconhecimento, etc... Em todos estes há benefícios e bênçãos e o desafio é o equilíbrio de quanto nos atrai e quanto sentimos falta.

Peça ao Espírito Santo lhe dar entendimento do equilíbrio do que lhe atrai e da falta que sente e aponte para Jesus e uma paz extraordinária será companheira de sua vida.

  1. Desligando das limitações:

Limitações são barreiras ou impedimentos que nos separam de atingir um alvo. Jesus é nosso alvo, segundo a Palavra de Deus e é perfeitamente atingível. O maior desafio são as limitações. ”Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai” (João 14:12).

Tendo uma equilibrada escolha e livre das limitações você está no caminho de uma vida excelente de avanços e sobretudo uma vida abundante. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10).

Mesmo que pedras sejam duras e impossíveis de terem vida, Deus está lhe convidando para seguir um modelo equilibrado, forte como uma pedra, onde as lutas, adversidades e problemas não lhe abalarão e terá vida abundante: pedra vida será seu nome.


Decida ser quem você tem que ser, debaixo de uma escolha equilibrada e sem limitações. Decida ser como Jesus Cristo entregando seu coração para Ele agora mesmo.

Deus lhe abençoe.
Pr. Valdemir Arnese - Mizinho

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.
24/11 - dom- 18h - Formatura Escola de Líderes
01/12 - dom - 18h - Culto de Ação de Graças
06/12 - sex - 20h - RCA - Rede de Casais
13/12 - sex - 20h - RHA - Rede de Homens - Churrasco Sacerdotal
14/12 - sáb - 16h - REMA - Rede de Mulheres
22/12 - dom - 18h - Culto Chanucá

Lição 042.19 – Qual é o futuro que te espera?

Semana de 04 a 09.11.2019

Você tem o hábito de pensar no seu futuro? Será que Deus pensa no seu futuro? O que Ele tem preparado para você?

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los  prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11)

O versículo acima mostra que sim, Deus pensa no seu futuro, e sim, Ele tem algo preparado para você.

Quando o profeta Jeremias trouxe essa palavra da parte do Senhor, os judeus estavam vivendo um cativeiro na Babilônia. Falsos profetas profetizavam coisas que não vinham da parte do Senhor, o que confundia o povo, fazendo com que o povo interpretasse Deus de uma maneira errada de todo sofrimento que estava acontecendo. Então Deus usa Jeremias para esclarecer as coisas. É como se Deus dissesse: “Ei, não pensem que eu quero o mal de vocês! Não pensem que eu os abandonei! Não pensem que eu estou jogando com vocês ou que a minha intenção a respeito de vocês é ruim! Ao contrário, eu quero o bem de vocês e tenho caminhos especiais preparados para o seu futuro.”

Se alguma vez você teve dúvidas a respeito do que Deus tem reservado para você, hoje é dia de ter o seu entendimento ampliado, e o Espírito Santo está aqui para fazer você entender que Deus tem excelentes intenções a seu respeito e tem um plano para o seu futuro.

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor.”

Na primeira parte do verso que lemos, há um passo fundamental. Só poderá viver o futuro maravilhoso que Deus preparou aquele que conhece o coração do Pai. O futuro de Deus está disponível para aqueles que confiam nele. Quem olha para Deus com medo, desconfiança ou reservas, ainda não conheceu de verdade o caráter do Pai. Se você deseja viver o futuro que Deus tem preparado para a sua vida, primeiro você precisa compreender sua identidade como filho amado de Deus. Romanos 8:15-17 (leia).

“...planos de fazê-los  prosperar e não de causar dano...”

Todos os dias da nossa vida temos que fazer escolhas, desde as mais simples até as mais complexas. Nessa segunda parte do texto, Deus nos mostra que existem dois caminhos, um caminho que vamos encontrar danos, morte e destruição, e outro caminho que vamos encontrar vida e prosperidade. Hoje em dia existe um ensino maligno, e equivocado, que você pode escolher andar no caminho que bem entender, que no final tudo ficará bem, afinal eles dizem que “todos os caminhos levam a Deus”. Nós sabemos que isso não é verdade, por isso não podemos ser levianos em nossas escolhas. Se você confia em Deus, e já entregou sua vida a Ele, sabe que o caminho certo a seguir é aquele apresentado por Deus. Mas se você ainda tem dúvidas sobre qual caminho deve seguir, então você precisa confiar em Deus e acreditar em suas boas intenções para você, e escolher obedecer a vontade de Deus. Um futuro maravilhoso te espera.

Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.” (Provérbios 14:12)

Planos de dar-lhes esperança e um futuro.”

A terceira parte do verso nos apresenta o terceiro passo que Deus nos convida a dar. O Senhor nos chama a viver um futuro cheio de esperança. Deus tem um futuro para cada um de nós. Ele criou cada ser humano único com um propósito específico. Quando escolhemos andar longe de Deus, desperdiçamos o potencial e o futuro preparado antes da fundação do mundo. 

Quando nos aproximamos de Deus, e alinhamos nosso coração ao dEle, passamos a viver os Seus planos. O Senhor não tem para nós uma vida vazia e cheia de ansiedades. Ao contrário, neste caminho que ele tem para cada um, encontramos, propósito, sentido e esperança. 

Aproxime-se cada dia mais do Senhor, conheça-o de maneira profundo, confie nEle e mergulhe de todo o seu coração. Só assim você encontrará o seu propósito.

Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês”, declara o Senhor. (Jeremias 29:12-14)

Deus lhe abençoe.
Pr. Kleber Jacinto

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.
09/11 - sáb - 19h30 - Rede JUMP
24/11 - dom- 18h - Formatura Escola de Líderes
01/12 - dom - 18h - Culto de Ação de Graças
06/12 - sex - 20h - RCA - Rede de Casais
13/12 - sex - 20h - RHA - Rede de Homens - Churrasco Sacerdotal
14/12 - sáb - 16h - REMA - Rede de Mulheres

22/12 - dom - 18h - Culto Chanucá

Lição 041.19 – Renovando a mente

Semana de 28.10 a 02.11.2019

Vou retornar à casa de meu pai e dizer: Pai, pequei contra o céu e contra o senhor, e não sou mais digno de ser chamado seu filho. Por favor, trate-me como seu empregado” (Lucas 15:11 – leia até o v.31 para melhor compreensão).

Ultimamente temos falado bastante sobre a necessidade de uma transformação na nossa vida, a partir da renovação da nossa mente, para que possamos viver a boa agradável e perfeita vontade de Deus.

Essa renovação de mente é necessária porque até nos achegarmos a Cristo, vivíamos como escravos do pecado. Por mais que nosso corpo tenha sido liberto de vícios, prostituição, adultério e etc, a nossa mente ainda tem dificuldades para pensar como uma mente livre, e ficamos presos em conceitos antigos que não nos deixam avançar para onde o Senhor Jesus quer que estejamos.

E hoje quero mostrar algumas diferenças entre o pensamento de um escravo e como o nosso Pai Celestial nos trata como filhos.

O escravo tende a solidão, mesmo estando rodeado de pessoas, uma pessoa com a mentalidade de um escravo, sempre vai se sentir sozinho e rejeitado. O filho pródigo quando retornou pediu para que fosse tratado como um dos escravos de seu pai (v 18-19).

O Pai trata seus filhos como amigos“Já não os chamo de escravos, pois o senhor não faz confidências a seus escravos. Agora vocês são meus amigos, pois eu lhe disse tudo que o Pai me disse” (João 15:15). Essa relação de amizade envolve saber segredos um do outro.

O escravo tende a ver as coisas a partir da escassez. Se eu lhe mostrar uma garrafa de refrigerante com o líquido ocupando um pouco menos da metade da garrafa, você pode ter duas respostas: A) “Puxa o refrigerante está acabando” ou B) “Puxa, ainda bem que tem metade do refrigerante”. A primeira resposta é de uma pessoa que ainda pensa como escravo, pois enxerga tudo a partir da escassez, não consegue ver abundância nas coisas. O filho mais velho estava com pai, era filho, tinha direito a herança de tudo que era do pai, mas reclamou que nunca havia recebido um cabrito (versículo 29).

O Pai é o alimento dos filhos (Eu Sou o pão da vida” –  João 6:48). Deus é o nosso alimento, Ele é um Deus provedor (Mateus 6:31-33). Nenhum filho, antes de dormir, pede para ver a dispensa da casa a fim de certificar-se se tem comida para o dia seguinte. Isso porque sabe que seu pai é o provedor.

O escravo é carente, nada é suficiente para ele, ele sempre quer mais. “Será que meus pais me amam?” “Será que minha namorada(o) me ama?”, parece que existe um buraco em sua alma que não se satisfaz com nada do que é feito.

O Pai tem afeto pelos seus filhos. A Bíblia diz que Deus é amor, e esse amor não é expressado somente com palavras, mas com atitudes. Quando pensamos no amor do Pai, que demonstra esse amor com atitudes, lembramos de João 3:16.

No escravo existe uma sensação de não pertencer a família, por exemplo: esta lá, faz parte, mas sente que não pertence aquele lar, aquele grupo de amigos, à igreja que freqüenta. E a sua atitude é de se afastar cada vez mais daquele grupo de pessoas, por sentir que não pertence á família.

Deus é o nosso abrigo, Ele nos adotou como filhos (João 1:12) e nos fez integrar a família de Deus (Efésios 2:19). Guarda-me ó Deus pois em ti me refugio (Salmo 16:1).

Que a partir de hoje sua mente seja transacionada de uma mentalidade escravo, para uma mentalidade de filho. Receba Jesus como seu Senhor e Salvador, e tenha acesso ao Pai.

Deus lhe abençoe.
Pr. Kleber Jacinto

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.
02/11 - sáb - 9h - Café para líderes - Pr. Rafael Rocha
09/11 - sáb - 19h30 - Rede JUMP
24/11 - dom- 18h - Formatura Escola de Líderes
01/12 - dom - 18h - Culto de Ação de Graças
06/12 - sex - 20h - RCA - Rede de Casais
13/12 - sex - 20h - RHA - Rede de Homens - Churrasco Sacerdotal
14/12 - sáb - 16h - REMA - Rede de Mulheres

22/12 - dom - 18h - Culto Chanucá